Topo

Maître mais velho de São Paulo, Ático Alves de Souza, morre aos 95 anos

O baiano Ático: 55 anos de serviço Imagem: Reprodução Fasano

De Nossa

18/01/2022 16h45

Ático Alves de Souza, o maître mais antigo da cidade, morreu na segunda (17). O baiano tinha 95 anos de idade e, por 55 anos, exerceu a profissão de mestre de serviço em restaurantes.

Querido no meio gastronômico, Ático atendeu o rei Juan Carlos, da Espanha, e os ex-presidentes Getúlio Vargas e Lula. O último endereço que trabalhou foi o Parigi.

O maître passou 30 anos no estabelecimento do Itaim Bibi, que faz parte do Grupo Fasano. Desde 2019, no entanto, o profissional estava fora da função.

Relembrando a história

Ático nasceu em Monte Santo, cidade de 50.000 habitantes no interior da Bahia, onde chegou a trabalhar na roça. Aterrissou em São Paulo em 1949, aos 23 anos, em busca de novas oportunidades. Trabalhou como servente de pedreiro na Lapa e como faxineiro na Cantina Cambusa, no centro da cidade.

O profissional entrou no Fasano como mensageiro na antiga Confeitaria e Restaurante, na Rua Barão de Itapetininga, e na sequência foi convidado pelo empresário italiano Fabrizio Guzzoni para ser garçom no hotel de luxo Ca'd'Oro.

Nos salões do restaurante, que depois se mudou para a Basílio da Gama e, por fim, para a Rua Augusta, o baiano se tornou queridinho da clientela e ficou lá até 1990.

Quando pensou em se aposentar, Rogério Fasano o chamou para retornar ao Grupo Fasano. No Parigi, Ático trabalhava de smoking e servia durante o almoço o chamado bollito, cozido típico italiano de carnes e legumes acompanhado de pirão de farinha de rosca.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Maître mais velho de São Paulo, Ático Alves de Souza, morre aos 95 anos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade