Topo

Anvisa recomenda a suspensão definitiva da temporada de cruzeiros no Brasil

A decisão levou em conta a explosão de casos a bordo nos navios que estão na costa brasileira - Divulgação
A decisão levou em conta a explosão de casos a bordo nos navios que estão na costa brasileira Imagem: Divulgação

De Nossa

12/01/2022 20h10

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou ao Ministério da Saúde e à Casa Civil, na tarde desta quarta-feira (12), a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil. A agência entende que é uma ação necessária para a proteção da saúde da população por conta do aumento de casos de covid-19.

O documento encaminhado contém a apresentação do cenário epidemiológico da covid-19 nas embarcações que operam na temporada, incluindo os casos relatados por embarcação, acompanhados durante quase dois meses.

Em 31 de dezembro de 2021, devido ao aumento exponencial de casos, especialmente entre tripulantes, a Anvisa recomendou preventivamente a suspensão temporária de navios de cruzeiro.

Agora, com mais dados consolidados e levando em conta, em especial, o aumento vertiginoso do número de casos nas embarcações e no Brasil, a Agência se colocou desfavorável à continuidade das operações dos navios de cruzeiro e recomendou a suspensão definitiva da temporada no Brasil.

Cenário epidemiológico

De acordo com o protocolo sanitário estabelecido pela Anvisa, as embarcações devem possuir um programa de monitoramento constante da situação de saúde dos viajantes a bordo, incluindo a realização de testagem de passageiros e tripulantes.

Esse protocolo permitiu a verificação de um aumento vertiginoso dos casos de covid-19 a bordo dos navios, provavelmente decorrente do surgimento da variante ômicron, indica a agência.

Os dados demonstram que, das cinco embarcações em operação no Brasil, três estão classificadas no Nível 04, sinalizando cenário de alerta quanto à disseminação do vírus Sars-Cov-2.

Até o dia 6 de janeiro, foram reportados um total de 1.177 casos positivos de covid-19 entre tripulantes e passageiros. De acordo com a Anvisa, nos 55 dias iniciais da temporada (1º/11 a 25/12), 31 casos de covid-19 haviam sido detectados. Porém, a partir de 26 de dezembro houve uma explosão: foram 1.146 registros positivos em apenas 12 dias, o que representa um aumento de 37 vezes nesse período.

Histórico

A Anvisa, em agosto de 2021, se manifestou pela inviabilidade da retomada da temporada de navios de cruzeiro no Brasil, a qual deveria estar condicionada à melhoria do cenário epidemiológico do país.

Apesar disso, uma portaria interministerial, de 5 de outubro de 2021, previu a possibilidade de retomada das operações dos navios de cruzeiro para a temporada de 2021/2022, desde que houvesse planejamento por parte dos setores envolvidos.

Em 26 de outubro de 2021, outra portaria autorizou a operação de navios de cruzeiro a partir de 1° de novembro de 2021, tendo em vista o cenário de pandemia de covid-19 à época.

Dessa forma, a temporada 2021-2022 teve início no começo do mês de novembro de 2021 com a embarcação MSC Preziosa. Ainda no final de novembro, e ao longo do mês de dezembro, outras quatro embarcações iniciaram operações, nomeadamente MSC Seaside, Costa Fascinosa, MSC Splendida e Costa Diadema.

Confira a nota técnica na Anvisa na íntegra.