Topo

Serra da Capivara é um dos 52 destinos imperdíveis de 2022, diz NYT

Parque Nacional da Serra da Capivara - Getty Images/iStockphoto
Parque Nacional da Serra da Capivara Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

10/01/2022 16h46

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, foi eleito um dos destinos que viajantes precisam conhecer este ano pelo "The New York Times".

O principal jornal dos EUA publicou nesta segunda (10) sua tradicional lista anual, mas sob uma nova perspectiva — com um mundo impactado pelas mudanças climáticas, estes são os pontos em que a visita dos turistas pode ajudar a solucionar problemas do meio ambiente e não agravá-los, através do fomento de iniciativas de preservação e pesquisa.

Conhecido pelas lindas e angulosas paisagens da caatinga, cheias de cânions e cactos, a Serra da Capivara resguarda ainda uma importante herança histórica da humanidade em seu sítio arqueológico, onde pesquisadores já encontraram vestígios de humanos primitivos de mais de 20 mil anos.

A publicação ainda ressaltou a importância de Niède Guidon, a arqueóloga responsável por conduzir as primeiras descobertas de pinturas rupestres na Capivara ainda nos anos 60. "O time dela desenterrou achados que questionaram as teorias anteriores de como os humanos chegaram às Américas", diz o texto.

A Serra da Capivara foi reconhecida como Parque Nacional em 1979 e, desde 1986, abriga o Museu do Homem Americano. Em 1991, se tornou ainda Patrimônio Cultural da Humanidade, segundo a Unesco.

De acordo com o Times, a pandemia não cessou totalmente os trabalhos no sítio e novas áreas já são preparadas para a visitação, com instalação de banheiros e de uma escadaria rente ao paredão rochoso de mais de 60 metros de altura — já aberta ao público desde outubro — que oferece vista panorâmica impressionante.