Topo

Como cuidar da avenca, planta delicada, exuberante e com fama de exigente

A planta exige cuidados especiais, mas compensa o esforço com uma bonita folhagem - Getty Images/iStockphoto
A planta exige cuidados especiais, mas compensa o esforço com uma bonita folhagem
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

03/01/2022 04h00

A avenca é uma planta que encanta à primeira vista, mas pode acabar afugentando algumas pessoas menos autoconfiantes do seu cultivo. Isso porque suas folhas são extremamente delicadas e ela carrega uma fama de "difícil de cuidar".

Porém, de acordo com a engenheira agrônoma que atua como paisagista, Dara Cristina Souza Silva, apesar de muita atenção, manter uma avenca saudável e vistosa não é tarefa impossível.

A avenca tem folhas bem sensíveis. Quem tiver oportunidade de contato, sinta como as folhas parecem plumas. Uma verdadeira obra da natureza"

Por esse motivo, o primeiro cuidado com a planta é mantê-la afastada de correntes de ventos muito fortes ou de locais onde a incidência do sol é intensa.

"Também é preciso evitar trocas de locais, pois ela odeia ser movimentada pela casa. Se ela está desenvolvendo bem no local, não troque", comenta Dara, que compartilha dicas de cultivo de plantas no perfil @daracristina.dc.

Origem

A avenca é originária nas Américas, mas são mais facilmente encontradas em regiões úmidas que mantém a temperatura na faixa de 29°. Em climas mais frios elas podem ter o seu desenvolvimento afetado.

Vaso de avenca. PLantados - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Com cuidados especiais de acordo com a região, ela pode ser cultivada em qualquer lugar do país
Imagem: Getty Images/iStockphoto

"Ela pode ser cultivada em diversos locais do país, desde que os cuidados sejam mantidos", diz a engenheira agrônoma, e completa:

Em locais onde as temperaturas costumam ficar negativas é preciso proteger a planta de geadas, mas evitando também locais muito secos"

Ela explica que existem diversos tipos de avenca, como a avenca de metro ou avencão, mas que a mais comum é a de folhas menores. "Todas têm a mesma exigência de cuidados, mas acredito que a avenca de metro seja um pouco mais resistente em relação a corrente de ventos".

Umidade e iluminação

Segundo ela, o ponto principal para manter uma avenca bem saudável é o controle entre a boa iluminação e a rega.

O local precisa ser muito bem iluminado, bem próximo a janela, evitando raios solares em horários mais quentes, mas em que haja incidência dos primeiros raios solares. "Dificilmente ela vai gostar de ficar dentro de casa, pois é uma das plantinhas mais exigentes por uma boa luz filtrada que já vi", afirma.

O segredo para manter a avenca saudável é o controle entre a boa iluminação e a rega - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
O segredo para manter a avenca saudável é o controle entre a boa iluminação e a rega
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Dara explica que deixar a avenca no sol forte vai matá-la, mas que ainda pior do que o sol é o breu.

Avencas não desenvolvem bem em locais escuros e sempre que ela estiver feia e com a cor estranha, pode ser por causa da iluminação baixa"

As regas precisam ser frequentes, pois se secou o substrato, as folhas também vão secar. "Mantenha o substrato sempre úmido e evite um que seja muito barroso ou muito compacto. Opte por uma mistura de substrato pronto para orquídeas com uma mistura de terra vegetal e talvez uma pequena parte de vermiculita, substrato que ajuda a manter a saúde das raízes, evitando o apodrecimento e falta de aeração no solo", detalha a especialista.

Segundo ela, também é necessário escolher bem o vaso certo. "Se for um vaso de barro sem impermeabilização, vai dificultar por ser uma planta com exigência de solos bem úmidos. Melhor escolher um vaso de plástico ou até mesmo algum vaso alto irrigável, facilitando o trabalho na hora da rega", completa.

Adubação ideal

avenca - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A engenheira agrônoma explica que a adubação ideal para as avencas tem que ser rica em cálcio, farinha de ossos ou alguma formulação própria para samambaias, que pode ser facilmente encontrada em casas agropecuárias ou Gardens.

"A frequência geralmente é a cada 30 dias de primavera a outono, mas sempre confira as recomendações do fabricante", diz.