Topo

Estrelinhas de canela: como fazer o biscoito de Natal da rainha Elizabeth

Estrelas de canela: Biscoitos de Natal são tradição dos finais de ano da rainha Elizabeth - Reprodução/The Royal Family
Estrelas de canela: Biscoitos de Natal são tradição dos finais de ano da rainha Elizabeth Imagem: Reprodução/The Royal Family

De Nossa

23/12/2021 10h06

O palácio de Buckingham entregou na última semana uma das receitas do menu de Natal da família real britânica: biscoitos de canela.

As estrelinhas são preparadas pelos chefs pâtissiers da rainha, especializados em doces e sobremesas históricas, todo fim de ano. Confira a receita:

Estrelas de canela

Ingredientes:

  • 360 g de açúcar de confeiteiro
  • 85 g de claras de ovos
  • 20 g de suco de limão
  • 300 g amêndoas raladas
  • 115 g frutas cristalizadas
  • Raspas de meio limão ralado
  • 12 g de canela em pó
  • ¼ de colher de chá de cravo ralado ou em pó

Modo de preparo:

Coloque as frutas cristalizadas no processador até que elas atinjam a textura de uma pasta. Reserve.

Bata o açúcar de confeiteiro, as claras e o suco de limão até que se tornem um merengue de pico suave. Reserve um terço da porção para fazer a cobertura da massa no final.

Adicione todos os ingredientes restantes à maior parte do merengue e misture até se tornar uma massa.

Amasse com suas mãos a massa e espalhe-a em uma superfície forrada com papel manteiga. Coloque mais uma folha de papel em cima da massa e a estique com um rolo até que a camada tenha apenas um centímetro de altura. Distribua a massa em uma forma, também forrada, e cubra-a com uma camada fina de merengue.

Deixe a massa descansar na geladeira por, pelo menos, uma hora.

Retire a massa da geladeira e comece a cortá-la com uma tesoura ou cortadores em formato de estrelas ou diamantes. Os chefs da rainha encorajam a usar a sua criatividade.

Dica: Para usar cortadores já nos formatos desejados, é melhor ter uma tigela com água quente por perto. Mergulhe o cortador na água antes de cortar a massa, já que o calor ajuda a fazer a massa deslizar mais facilmente do metal e, por isso, obter um formato mais preciso.

Asse a massa em forno a 160ºC por 12 a 15 minutos. Se o seu fogão tiver dois fornos, use o superior, já que o calor localizado só na porção inferior da forma evita que o merengue mude de cor. Os biscoitos estarão completamente assados quando você puder levantar, gentilmente, as pontas do papel. O centro ainda deve estar macio e melado.

Deixe esfriar por meia hora antes de removê-los da forma. Você pode consumi-los imediatamente ou conservar em um pote completamente vedado por até 2 meses.