PUBLICIDADE
Topo

Árvore de Natal de comer: aprenda petisco fácil de massa folhada e tomate

Massa folhada é comprada pronta; maior trabalho é fazer recortes - Cristina Haaland
Massa folhada é comprada pronta; maior trabalho é fazer recortes Imagem: Cristina Haaland

Gabrielli Menezes

De Nossa

22/12/2021 04h00

Cristina Haaland

Cristina Haaland

QUEM É

Ela fez cursos na Le Cordon Bleu, em Paris, e se formou na Anhembi Morumbi. Chegou a trabalhar em restaurante em São Paulo e a ter seu buffet próprio, mas se encontrou mesmo ao ensinar receitinhas elegantes nas redes sociais.

Três ingredientes — massa folhada comprada pronta, tomate seco batido com o líquido do vidro e gema de ovo — são suficientes para deixar os convidados boquiabertos na ceia de fim de ano.

Isso porque, com uma boa dose de criatividade, eles se transformam numa árvore de Natal linda e comestível. Quem teve a ideia e cedeu a receita a Nossa foi a chef Cristina Haaland.

A grande sacada da receita está no manuseio da massa folhada. O ingrediente não pode estar quente demais para aguentar as torcidinhas e os recortes necessários para moldar o formato.

Árvore de Natal - Cristina Haaland - Cristina Haaland
Passo a passo em fotos
Imagem: Cristina Haaland

A cozinheira explica que, para o recheio, vale tudo. Além da pastinha de tomate, ela sugere molho pesto de manjericão e tapenade de azeitona. "Cada um pode bolar o seu próprio".

O petisco também é versátil em relação ao momento do preparo. "Pode ser feito antes e congelado. Nesse caso, basta levar direto do freezer ao forno e contar 35 minutos para ficar pronto".

Clique na imagem abaixo e confira a receita completa:

Árvore de Natal folhada

Dificuldade Fácil
40 min
Ver receita completa

Ensinar com elegância

Os pratos do dia a dia de Cristina Halland foram ganhando toques de elegância ao longo do tempo. A primeira vez que a sua cozinha deu um "up" foi quando se mudou para Paris.

Árvore de Natal - Cristina Haaland - Cristina Haaland
Árvore chama a atenção na mesa de Natal
Imagem: Cristina Haaland

Ela foi acompanhar o marido num novo desafio do trabalho e aproveitou para fazer cursos na prestigiada escola Le Cordon Bleu. De volta ao Brasil, seguiu os estudos na Anhembi Morumbi, onde se formou em gastronomia em 2004.

Com o aprendizado em instituições renomadas, entrou para a equipe do restaurante Supra de Mauro Maia, no Itaim Bibi, em São Paulo. Lá, ela viveu o cotidiano corrido de uma cozinha profissional até se sentir pronta para empreender por conta e abrir um buffet próprio.

Árvore de Natal - Cristina Haaland - Cristina Haaland
Indo pro forno: 20 minutos a 180 graus
Imagem: Cristina Haaland

Nesse período, ela notou como os clientes estavam interessados não só em comer as suas comidinhas, como também em aprender. Cristina passou a dar aulas em casa e, com a pandemia, migrou para o mundo digital.

No Instagram, ela mostra e ensina para os seus mais de 200 mil seguidores os almoços e os jantares que faz para os amigos e a família.