Topo

Ano-Novo cancelado: cidades gringas que desistiram da festa devido à covid

O Portão de Brandemburgo, tradicional palco da festa de Réveillon em Berlim, não receberá os festejos da chegada de 2022 - Michele Tantussi/Reuters
O Portão de Brandemburgo, tradicional palco da festa de Réveillon em Berlim, não receberá os festejos da chegada de 2022 Imagem: Michele Tantussi/Reuters

De Nossa

22/12/2021 14h05

O recente crescimento acelerado do número de casos da covid-19 e o avanço, em específico, da variante ômicron, muito mais transmissível, fizeram com que diversas capitais mundiais famosas por suas festas extravagantes de Ano-Novo cancelassem os eventos.

Por isso, quem pretende dar as boas-vindas a 2022 longe de casa deve se manter atento às atualizações oferecidas pelas autoridades a respeito das fronteiras abertas para turistas e programação dos eventos. Veja as principais cidades que já voltaram atrás nos planos de Réveillon:

Roma

O tradicional show de Réveillon no Circo Máximo foi cancelado na quarta-feira (15). Outras cidades italianas, como Nápoles, Verona e Capri, seguiram a mesma orientação da Cidade Eterna e abandonaram seus planos de celebração da chegada de 2022.

Londres

"Devido à incerteza causada pela pandemia de covid-19, nosso famoso show de Ano-Novo não acontecerá este ano nas margens do Tâmisa", anunciou um porta-voz do prefeito de Londres, Sadiq Khan, na terça-feira (12). Em 2020, a queima de fogos ao lado da roda-gigante London Eye já havia sido substituída por um espetáculo de luzes de luzes.

Um show na Trafalgar Square deveria substituir o evento inicial, mas também foi cancelado pela prefeitura da cidade na segunda (20) devido ao avanço da ômicron. A virada será comemorada apenas com uma transmissão especial na rede de tevê BBC.

Paris

A Cidade-Luz também cancelou o Réveillon na sua maior avenida. "Tendo em vista o ressurgimento da pandemia e os novos anúncios do governo, a cidade de Paris lamenta ter que cancelar todas as festividades programadas para a Champs-Elysées em 31 de dezembro", anunciou a prefeitura parisiense no sábado (18).

"Os fogos de artifício não serão disparados e os shows com DJs, infelizmente, não poderão acontecer este ano." A medida, na verdade, foi tomada após o primeiro-ministro Jean Castex cancelar os festejos em todo país. Portanto, nada de virada na França.

Lisboa

A capital portuguesa, assim como as cidades de Nazaré, Porto, Braga e Albufeira, já tinham cancelado suas celebrações do dia 31 no início de dezembro, temendo uma quinta onda da covid-19.

Com o surto mais do que confirmado, infelizmente, em seu território, as autoridades anteciparam restrições também para as festas de Natal nesta quarta-feira (22). Reuniões de mais de dez pessoas, nem o consumo de álcool, não serão permitidos em locais públicos.

Amsterdã

Um dos primeiros focos da atual quinta onda de covid-19 na Europa, a capital holandesa cancelou seu show de fogos e as celebrações públicas em 17 de novembro, anunciou a prefeitura local.

Cidadãos comuns também não têm autorização para usar os artifícios de maneira privada. Todo o país, no momento, se encontra em lockdown, então não só a entrada de viajantes está proibida como a circulação de locais é restrita.

Berlim

A capital alemã não só não contará com os festejos públicos, como limitará as comemorações privadas a dez pessoas presentes no mesmo local.

"Não é o momento de fazer festa e celebrar com muita gente", disse o chanceler Olaf Scholz, depois de uma conversa com os 16 líderes regionais do país na terça-feira (21). Por isso, além de Berlim, outras cidades que costumavam fazer grandes festas no Réveillon, como Frankfurt e Munique, também não terão eventos.

Tóquio

A capita japonesa abriu mão da tradicional contagem regressiva no distrito de Shibuya em 14 de dezembro. Para evitar que haja aglomerações no local que costumava receber cerca de 100 mil pessoas para celebrar a chegada do ano novo, a polícia patrulhará a região entre 21h30 e 1h da manhã.

Todos os telões se apagarão e o consumo de bebidas alcoolicas em locais públicos será banido entre 21h e 3h. As lojas foram orientadas também a não vender os produtos aos clientes nestes horários.

Edimburgo

Todas as comemorações públicas de Hogmanay (o último dia do ano) e de Ano-Novo na Escócia foram canceladas pelo primeiro-ministro Nicola Sturgeon na terça-feira (21), também para conter o avanço da ômicron.

Elas ainda não desistiram...

Nova York, Cidade do Cabo, Melbourne, Bangcoc, Dubai, Las Vegas, Sydney e Taipei não abriram mão de suas celebrações, até o momento.

No entanto, a maioria imporá restrições de público, medidas sanitárias e exigência de passaporte da vacina, portanto é preciso estar atento às exigências tanto quanto ao fato de o evento estar (ou não) de pé.