Topo

Passata de tomate: aprenda versão caseira da receita que é base para molhos

Passata de tomate: fácil e prática de fazer em casa - Getty Images
Passata de tomate: fácil e prática de fazer em casa Imagem: Getty Images

De Nossa

17/12/2021 09h53

A passata de tomate, espécie de purê feito a partir da fruta, adianta a vida de quem quer fazer uma carne de panela ou servir uma massa ao sugo. Ela é vendida em vidros nos supermercados, mas também pode ser feita em casa.

Leonardo Abreu, cozinheiro e produtor de conteúdo, cedeu a receita a Nossa e explica que um dos principais pontos para o sucesso da pedida está nos tomates, que devem ser do tipo italiano. "Precisam estar maduros, mas não moles a ponto de apodrecer. A cor é vermelho vivo".

É uma receita que eu uso em muitos preparos no canal [do YouTube] e as pessoas sempre me pedem".

Como fazer

Tomates italianos devem estar bem maduros - Photographer/Getty Images/iStockphoto - Photographer/Getty Images/iStockphoto
Tomates italianos devem estar bem maduros
Imagem: Photographer/Getty Images/iStockphoto

Corte os tomates ao meio e separe uma tigela. Esprema cada metade sobre o bowl de forma a deixar as sementes saírem. "Vamos usar só a polpa".

Coloque água para ferver numa panela grande e adicione 5 gramas de sal e três dentes de alho. Essas medidas levam em consideração 1 quilo de tomate italiano.

Junte os tomates e cozinhe por meia hora. Depois desse tempo, coloque a fruta num escorredor de macarrão para retirar o excesso de água.

Na sequência, use um passador de vegetais para separar o que é polpa e o que é pele. "Um liquidificador não faz essa divisão". Descarte a pele e junte seis folhas de manjericão (higienizado e seco) ao "purê" formado pela polpa amassada.

Armazene a passada num recipiente esterilizado com água fervente. "Pode até congelar, mas, depois de aberto, use em até dois dias".

Assista à receita em vídeo:

Chef autodidata

Paulistano da Zona Leste, Leo Abreu hoje faz sucesso no mundo digital e também off-line, no comando do restaurante Ferro, no bairro Santa Mônica, em Florianópolis.

A culinária surgiu cedo na sua vida, mais como "castigo" do que por vocação. "Eu era um moleque que dava trabalho na escola e, como passava muito tempo sozinho em casa, minha mãe me colocou para cozinhar", conta.

Leonardo Abreu: sucesso no YouTube - Reprodução - Reprodução
Leonardo Abreu: sucesso no YouTube
Imagem: Reprodução

Do arroz e feijão com bife acebolado que fazia aos 12 anos, aprimorou o talento com as panelas e, já com mais idade, era o cara que juntava os amigos em torno da mesa.

Quando percebeu seu prazer por servir as pessoas, notou que era hora de levar o hobby a sério. Fez cursos de panificação, aprendeu com livros e cozinhou com profissionais: "A observação e as vivências me ajudaram muito".

Em 2016, Léo começou a ganhar dinheiro vendendo brownies com a mulher. O negócio evoluiu para as sobremesas congeladas, vendidas para restaurantes de Floripa e outras experiências no mercado gastronômico.

Na internet, as receitas do chef autodidata dão água na boca em muita gente. Em seu canal no YouTube, com mais de 650 mil inscritos, e no Instagram (116 mil seguidores), ele ensina receitas "sem frescura e enrolação".