PUBLICIDADE
Topo

Tem alface no churrasco! Prove o jeito coreano de servir carnes da grelha

De Nossa

15/12/2021 04h00

Da arte de assar carnes na brasa os coreanos entendem. Mas não vá achando que eles fazem tudo igual aos brasileiros. As churrascarias, por exemplo, geralmente têm um aparelho acoplado à mesa para que o próprio cliente leve os cortes à grelha.

Bifões de picanha ou de ancho também não são comuns. A tradição pede lâminas finas — quase carpaccios — de costela, pancetta e outras carnes. Todas elas são marinadas rapidamente numa mistura que contém itens como shoyu e pasta de pimenta e estagiam na churrasqueira num piscar de olhos.

No primeiro episódio da temporada de Verão de "Vai Ter Churras", série de Nossa, o craque Bruno Salomão é apresentado a tudo isso por Sae Kim, coreano que mantém no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, o restaurante New Shin La Kwan. A dupla prepara a costela bovina e mostra qual o jeito típico de comer.

Vai Ter Churras | Churrasco coreano - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Costela, folhas e acompanhamentos: tudo na palma da mão
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Farofa e maionese? Nem pensar

O arroz, a salada de maionese, a vinagrete e a farofa ficam de lado quando a ideia é colocar as tradições coreanas em prática. No país asiático, os acompanhamentos são chamados de banchan e os fermentados estão entre os pratinhos mais importantes colocados sobre a mesa.

O mais representativo deles é o kimchi, conserva picante de legumes como acelga. Também marca presença a pasta fermentada de soja chamada de missô.

As folhas verdes aparecem para balancear os sabores intensos. Pode ser alface, kinip (folha de gergelim), cebolinha e folha de crisântemo comestível. Arroz e cogumelos também são bem-vindos.

A ideia principal é usar as mãos e os palitinhos (jeotgarak) para acomodar os pedaços de churrasco e os acompanhamentos dentro das folhas e formar a trouxinha que eles chamam de ssam.

Com o "pacotinho" feito, a graça é colocar tudo na boca de uma só vez e sentir a explosão de sabores picantes, ácidos, doces, salgados e umami.

Fique ligado!

Confira todas as sextas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Assista também às três primeiras temporadas e veja Bruno Salomão ensinar os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem e muitas receitas saborosas.