Topo

Aos 19, ela completou voo histórico e pode ser mais jovem aviadora do mundo

Zara Rutherford - Reprodução/Instagram
Zara Rutherford Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa

13/12/2021 13h44

A piloto Zara Rutherford está mais perto do sonho de se tornar a mais jovem mulher a voar ao redor de todo o globo. Aos 19 anos, ela chegou a Seul, na Coreia do Sul, no sábado (11), voando desde Vladivostok, no extremo oriente da Rússia. As informações são da Reuters.

Antes deste trecho histórico justamente porque a deixa mais perto do recorde, Zara esteve nos EUA, mais especificamente no Alasca. Ela começou sua volta ao mundo em agosto, quando partiu do Aeroporto Kortrijk-Wevelgem, no oeste da Bélgica.

"Tem sido desafiador. Eu estive presa no Alasca por causa de problemas com o visto e com o tempo por um mês e depois fiquei presa na Rússia por mais um mês também por causa de visto e do tempo. Estava esperando completar a viagem até o Natal, mas acho que isso não vai acontecer mais. É uma aventura", disse à agência.

O novo objetivo final de Zara é viajar 51 mil quilômetros, passando por cinco continentes e 52 países até a metade de janeiro. Ela tem enfrentado maiores dificuldades na viagem devido às restrições de fronteiras impostas para o controle da covid-19 e, por isso, não pode explorar os cantos de cada um de seus destinos.

"Apesar de não ser sempre bem-vinda para visitar, andar e experimentar restaurantes e museus, eu sempre posso vê-los dos céus e é a coisa mais incrível", comemorou.

Além de entrar para o Guinness, Zara pretende se tornar uma astronauta um dia e incentivar outras garotas a seguir carreiras nas áreas das ciências, tecnologia e aviação.

"Eu nasci de uma família de aviadores e tive a sorte de ter ótimos exemplos e inspiração nos meus pais e avós. Quero construir mais em cima desta herança e inspirar os outros. Apenas 5% das pilotos comerciais e 15% das cientistas de computação são mulheres. A diferença é imensa", explica em seu site.

"O homem mais jovem a voar sozinho ao redor do mundo, Travis Ludlow, tinha 18 anos. A mulher mais jovem, Shaesta Waiz, tinha 30 na época de seu voo. Com o meu, espero reduzir esta diferença de 11 anos para 11 meses". Zara está cada vez mais perto de realizar esta meta a bordo de um avião Shark ultralight, o microlight mais rápido do mundo.