Topo

Aeroporto de Las Vegas muda de nome e derruba homenagem a político xenófobo

Aterrissagem no agora antigo aeroporto de McCarran, que serve Las Vegas - Bryan/Creative Commons
Aterrissagem no agora antigo aeroporto de McCarran, que serve Las Vegas Imagem: Bryan/Creative Commons

De Nossa

13/12/2021 12h42

O Aeroporto Internacional McCarran, em Las Vegas, mudará de nome a partir de amanhã (14). A informação é da CNN americana.

Com a troca, ele se tornará o Aeroporto Internacional Harry Reid. O seu código na FAA (Federal Aviation Administration, órgão do governo americano que regula a aviação no país), no entanto, continuará o mesmo: LAS.

O Comitê de Comissários do Condado de Clark, onde fica a cidade no estado de Nevada, havia aprovado com unanimidade a mudança em fevereiro levando em consideração o que ambos os políticos homenageados no antigo nome e no novo representaram na história do país.

O já falecido senador Pat McCarran, que ocupou uma cadeira do Senado americano entre 1933 e 1954 foi um grande incentivador da aviação, mas defendia medidas xenofóbicas e antissemitas durante o período em que o nazismo vitimou milhões de judeus no mundo todo, segundo historiadores ouvidos pela KSNV, filiada local da rede NBC.

Já Harry Reid foi o sexto mandatário a ocupar por mais tempo o Senado dos EUA, entre 1983 e 2017. Ele foi o líder da maioria na casa especialmente durante os anos Obama, entre 2007 e 2015.

"É com humildade que eu expresso minha apreciação por esse reconhecimento hoje. Eu gostaria de demonstrar minha profunda gratidão ao Comissário Segerblom, a toda a Comissão do Condado de Clark e a tantos outros que participaram desta renomeação", disse o homenageado Harry Reid à KSNV em comunicado.