Topo

Facas para churrasco: quais os cinco modelos que não podem faltar

De Nossa

12/12/2021 04h00

Modelos diferentes de faca não faltam nas lojas dedicadas a produtos para cozinha. Mas quando o assunto é churrasco, será que todas são úteis ou dá para selecionar?

Nesta nova temporada de "Vai Ter Churras", dedicada ao verão, o apresentador Bruno Salomão traz uma dica prática por episódio. No programa de estreia, o cozinheiro mostra quais são as cinco facas que, em sua opinião, valem o investimento.

Confira:

1.
Legumes

Faca para usar com vegetais - OksanaKiian/Getty Images/iStockphoto - OksanaKiian/Getty Images/iStockphoto
Faca para usar com vegetais
Imagem: OksanaKiian/Getty Images/iStockphoto

A menor faca considerada essencial para o churrasco é a de legumes. É perfeita para descascar, limpar ou fazer cortes delicados em ingredientes pequenos, como legumes e frutas.

2.
Desossa

Para carnes com osso, faca precisa ser fina e maleável - Raylipscombe/Getty Images/iStockphoto - Raylipscombe/Getty Images/iStockphoto
Para carnes com osso, faca precisa ser fina e maleável
Imagem: Raylipscombe/Getty Images/iStockphoto

Maleável e fina, essa faca dá a precisão que você precisa ao trabalhar com carnes com osso.

Com ela, você consegue aproveitar toda a carne que fica próxima do osso".

3.
Faca do chef

Vai ter Churras - faca do chef - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Faca do chef: útil para tudo
Imagem: Mariana Pekin/UOL

É a versatilidade em forma de faca. Grande e com a lâmina arredondada, ela permite cortar alimentos com mais rapidez no movimento. Funciona com todo tipo de comida, de alho a carne.

4.
Picanheira

Vai Ter Churras - Picanheira - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
A picanheira, faca com lâmina comprida
Imagem: Mariana Pekin/UOL

A faca gaúcha é conhecida pela lâmina longa, que possibilita cortar peças maiores sem dificuldades e perrengues.

5.
Cutelo

Vai Ter Churras - Cutelo - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Bruno e a Quitéria
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Gigante e pesado, ele é ideal para cortes com muito colágeno e textura. A grossura da lâmina permite a quebra de ossos e chama a atenção em qualquer churrasco. "É o meu preferido", diz Bruno, que chama a sua faca de estimação de Quitéria.

Sabe afiar?

De nada adianta uma boa faca se usá-la à exaustão sem qualquer manutenção. No vídeo abaixo, da série Gastronobásico, de Nossa (veja todos os episódios no YouTube de Nossa), você aprende qual o jeito certo de afiar e o que evitar fazer com determinados modelos para não danificar o fio de corte.

Como cortar bifes

No vídeo a seguir a ideia é partir de uma peça de carne inteira, retirar os excessos de gordura, guardas as arestas para outros pratos. Há uma medida média para cortá-los de acordo com o ponto preferido ou o preparo que deseja fazer, como por exemplo a parmegiana, rolê e grelhado.

Como cortar legumes como um chef

Batton, Chiffonade e Julienne. Talvez você já tenha ouvido esses nomes em meio à correria de provas de programas como Masterchef e Mestre do Sabor. Estes são três dos principais cortes de legumes e verduras da culinária internacional. Confira como fazê-los.