Topo

Empadão com recheio suculento de pernil é receita perfeita para fim de ano

Farta e deliciosa, receita de empadão de pernil suíno faz bonito na mesa de Natal e Ano Novo - Receitas de Minuto
Farta e deliciosa, receita de empadão de pernil suíno faz bonito na mesa de Natal e Ano Novo
Imagem: Receitas de Minuto

Gabrielli Menezes

De Nossa

08/12/2021 04h00

Gisele Souza

Gisele Souza

QUEM É

A única dos três irmãos que seguiu os passos da mãe, craque nos salgados por encomenda. O "up" nos dotes culinários veio ao morar sozinha e ao compartilhar as lições no Receita de Minuto, canal que toca junto do marido há 11 anos.

O pernil é uma escolha comum na ceia brasileira. Mas na família de Gisele Souza, designer e cozinheira à frente do canal Receitas de Minutos (@receitasdeminutos), a tradição ganha um toque de novidade: o corte suíno vai dentro de um delicioso empadão.

A massa que derrete na boca é preparada do zero com bastante manteiga e leva uma gema para manter a estrutura na hora dos tios e primos tirarem as suas fatias da torta.

Para o recheio, a dica é abusar da praticidade da panela de pressão e deixá-lo bem molhadinho. O pernil cortado em pedaços cozinha rápido (cerca de meia hora) junto com vegetais, ervas e condimentos.

Gisele coloca pimentão, pimenta dedo-de-moça, alho, cebola, tomate, louro, cominho e erva-doce, mas explica:

Pode usar os temperos que gostar. Não tem regra".

Empadão de pernil - Receitas de Minuto - Receitas de Minuto
Maneira inusitade de usar o pernil nas festas: dentro de um empadão
Imagem: Receitas de Minuto

Seja qual for a sua combinação de sabores, é essencial desfiar o porco e levar para a geladeira. "Ele deve estar bem frio antes de entra na massa".

Na hora da montagem, Gisele sugere intercalar camadas de carne e de queijo muçarela. Assim, o recheio fica mais cremoso.

Quem quiser investir na apresentação pode comprar cortadores em formato de estrelinha e deixar o topo do salgado perfeito para as fotos.

Clique na imagem abaixo e veja a receita completa:

Empadão de pernil

Dificuldade Médio
Ver receita completa

Em tempo: cru ou assado, o empadão bem embaladinho dura três meses no freezer e sete dias na geladeira.

O bê-á-bá pra quem tem pressa

Filha de quituteira e nascida em São José dos Campos, Gisele cresceu vendo a mãe preparar salgados para vender entre Minas Gerais e o litoral de São Paulo, regiões onde a família morou. Mas foi só quando se mudou com o marido para São Paulo que encarou as panelas de frente.

Morava numa kitnet de 35 metros quadrados que só tinha uma sanduicheira e um micro-ondas".

Empadão de pernil - Receitas de Minuto - Receitas de Minuto
Gisele tem a missão de facilitar para o público receitas complicadas, como o empadão
Imagem: Receitas de Minuto

Nesse contexto pouco favorável para grandes refeições, ela começou a pesquisar como cozinhar pratos fáceis, práticos e saborosos. "Percebi que tinha facilidade de simplificar as receitas complicadas".

A fim de ajudar o irmão que também havia saído da casa dos pais sem grandes habilidades no fogão, Gisele criou o canal de YouTube Receitas de Minuto, em 2010.

De olho no tempo: vídeos raramente passam de 5 minutos - Receitas de Minuto - Receitas de Minuto
De olho no tempo: vídeos raramente passam de 5 minutos
Imagem: Receitas de Minuto

Numa época de escassez de conteúdos culinários em vídeo, ela recebeu apoio de empresas como a Tastemade e entrou numa comunidade de produtores que se incentivavam e divulgavam.

Logo o Receitas de Minuto virou a ocupação principal da designer que antes trabalhava em agência de publicidade. "A gastronomia se tornou a minha profissão. Amo cozinhar e ensinar as pessoas".

Isso mudou a minha vida. Com o crescimento do canal e as publicidades, consegui dar uma casa para minha mãe. Ela é fã e me manda receitas até hoje para testar".

Em 11 anos de existência, o projeto soma 1 milhão de inscritos e segue com a proposta de facilitar a vida de quem quer cozinhar em vídeos de 5 minutos.

Entre as receitas mais populares estão panqueca, tacos mexicanos, arroz de forno e pizza de liquidificador.

Aperte o play e aprenda a fazer o empadão: