Topo

Vasos de porcelana fora do comum marcam trabalho artesanal de mãe e a filha

Experimentações com o porcelanato, que misturam técnica e afinidade entre a dupla, criam as produções do ateliê paulistano Le Motif - Arquivo Pessoal
Experimentações com o porcelanato, que misturam técnica e afinidade entre a dupla, criam as produções do ateliê paulistano Le Motif Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

07/12/2021 04h00

Atelier Le Motiff

Atelier Le Motiff

Quem são

Camila Watzko Rubini de Souza é artista plástica formada pela FAAP, e Marta Mercedes, ceramista que aprendeu a técnica no Estúdio Heloisa Galvão – ambas comandam o Atelier Le Motif, que produz esculturas de porcelana.

A busca pelo belo, pela poesia e pelo invisível passa por questionamentos para Marta Mercedes e Camila Watzko Rubini de Souza. Há alguns anos, mãe e filha resolveram materializar suas experimentações com a porcelana e deram início ao Le Motif (@a.lemotif), ateliê paulistano que carrega um encontro de afinidades da dupla.

Escullturas da Le Motif - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Série formações oceânicas da Le Motif
Imagem: Arquivo Pessoal
Esculturas de porcelana produzidas pela mãe e a irmã - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Esculturas produzidas pela mãe e a filha
Imagem: Arquivo Pessoal

Camila, artista plástica formada pela FAAP, encontrou as cores em sua busca visual. Marta focou na plasticidade da matéria, após estudar cerâmica no Estúdio Heloisa Galvão por dez anos. Dessa amálgama surge um processo criativo não-linear, em que a afinidade aparece naturalmente nos vasos e esculturas de porcelana que elas produzem.

"Apesar de a minha mãe ser a parte da materialidade, da mão na massa mesmo, nós trocamos muitas ideias, informação, busca e pesquisas. O processo criativo é intuitivo. Percebemos que estamos indo pelo mesmo caminho", conta Camila.

Aventuras na criação

As artistas exploraram os materiais, a resistência, a menor porosidade e a tonalidade da porcelana, além da sua plasticidade — fatores que a tornam a matéria-prima perfeita para a criação autoral. O off white é a cor que destaca as formas e vira assinatura dos itens.

Série Volumosos da Le Motif - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Série Volumosos da Le Motif
Imagem: Arquivo Pessoal

O encantamento pelo processo, pelo fazer e pelo imperfeito dá coragem para encarar desafios como unir materiais diferentes ou verticalizar as criações. "Nosso sonho é estar presente na vida das pessoas e levar os questionamentos estéticos, as ideias, as emoções e beleza".

@s que me inspiram

@clairebasler

“Claire Basler é uma francesa cujo trabalho de pintura tange a questão da imaterialidade. É de uma beleza sublime e traz uma inspiração constante para nós.”

@annie_morris_studio

“O trabalho dela nos inspira. A forma como a cor vira dimensão, de forma lúdica, despretensiosa e visualmente atraente”.