Topo

Brunch na Catedral da Sé é experiência gastronômica diferente em São Paulo

Visitantes aproveitam brunch oferecido na Catedral da Sé, em São Paulo - Divulgação
Visitantes aproveitam brunch oferecido na Catedral da Sé, em São Paulo Imagem: Divulgação

Priscila Carvalho

Colaboração para Nossa

05/12/2021 04h00

Considerada um dos pontos mais antigos do turismo em São Paulo, a Catedral da Sé já oferece visitas guiadas há muitos anos. E, desde dezembro de 2017, o espaço resolveu inovar criando um brunch — refeição que combina café da manhã com um pequeno almoço. Os encontros acontecem sempre em um domingo do mês.

A ideia partiu da empresária Roseli Maria Cáceres, que já frequentava a igreja há algum tempo. Segundo ela, o local estava com uma infraestrutura precária, com goteiras e sem nenhuma ajuda da Prefeitura ou Governo do Estado de São Paulo.

Eu tive a ideia de chamar a atenção do poder público e da população. O entorno da igreja afasta muitos visitantes, que ficam com medo e acham perigoso", destaca a idealizadora do evento.

Brunch oferecido na Catedral da Sé, em São Paulo - Divulgação - Divulgação
Um dos ambientes do brunch oferecido na Catedral da Sé, em São Paulo
Imagem: Divulgação

O propósito era promover os encontros e arrecadar dinheiro para a Associação Amigos da Catedral Metropolitana de São Paulo, proporcionando melhorias no espaço, já que não é possível fazer grandes reformas por ser um patrimônio tombado.

Na época, o evento não tinha tanta adesão do público e Roseli precisava convidar amigos e pessoas próximas. O problema se agravou com a pandemia de covid-19 e o brunch foi suspenso, voltando somente no mês de setembro deste ano.

E se antes a empresária tinha dificuldade em atrair as pessoas, hoje a realidade mudou. Um vídeo sobre o brunch viralizou no TikTok e a procura pelo local cresceu rapidamente. "Muita gente veio e disse que vai indicar. Parece uma redescoberta do marco zero da cidade".

@gastronomilhas

JÁ IMAGINOU UM BRUNCH COM DIREITO A UM TOUR NA CATEDRAL DA SÉ? #Saopaulo #fy #brunch

? love nwantiti (ah ah ah) - CKay

Além do brunch

Para atrair ainda mais o público, Roseli precisou pensar o que poderia oferecer de novo aos visitantes e turistas que compraram a experiência.

O maior diferencial, segundo a empresária, é o acesso às salas que jamais poderiam ser visitadas em dias comuns. Geralmente, o espaço funciona para reuniões dos bispos e têm uma decoração única. "Se a pessoa for em um dia que não tem brunch, não consegue ver isso", diz.

Mesa do brunch oferecido na Catedral da Sé, em São Paulo - Divulgação - Divulgação
Mesa do brunch oferecido na Catedral da Sé, em São Paulo
Imagem: Divulgação

Depois da degustação do prato, o visitante faz ainda um tour por toda catedral neogótica, tendo acesso também à cripta, uma espécie de igreja subterrânea. No local estão enterrados cardeais, bispos de São Paulo, além do índio Tibiriça.

Também é possível ver a réplica do santo sudário e algumas peças sacras que estão expostas no local. No final, o visitante ainda tem acesso à cúpula do templo, com uma visão privilegiada da cidade de São Paulo. O brunch oferece ainda música com violinista para os convidados, sempre em dois ambientes.

Cardápio completo

O evento foi organizado para ser mais do que um encontro gastronômico. O visitante pode ainda participar de uma missa horas antes do início do brunch e depois seguir para os comes e bebes, que começam às 12h30.

Brunch na Catedral da Sé

No cardápio, pratos variados e com bastante sofisticação, incluindo champanhe. E isso muda a cada encontro, já que toda vez um chef diferente prepara as refeições. Em um dos eventos, foram oferecidos pratos salgados como queijos de diferentes tipos, bife wellington, massa de figos, ravióli de queijo brie, entre outros. Já nas opções doces, estavam pudim de tapioca com pipoca caramelizada, creme de queijo com frutas vermelhas e outros.

Grande parte do serviço é oferecido por colaboradores que fazem de maneira voluntária e não cobram nada pelo preparo. "A gente faz boa parte das coisas como doação. Se a gente fosse pagar tudo, não teria lucro", destaca Roseli.

O próximo passo, segundo a idealizadora, é chamar chefs mais renomados para trazer maior visibilidade ao evento.

Visitantes aproveitam brunch oferecido na Catedral da Sé, em São Paulo - Divulgação - Divulgação
Visitantes aproveitam brunch oferecido na Catedral da Sé, em São Paulo
Imagem: Divulgação

Serviço

O brunch acontece todo mês, seguindo a programação da catedral e eventos religiosos.

Os ingressos custam R$ 250 e R$ 300 para o brunch especial de Natal. O local tem capacidade para 120 pessoas e é necessário ligar no telefone exclusivo (3107-6832) ou entrar em contato via Instagram (@brunchnacatedral) para reservar um assento no dia do evento.