Topo

Varanda dos sonhos é possível com ideias criativas e aconchegantes

Varanda de Jaqueline dos Santos Moreira combina muita cor e conforto - Arquivo pessoal
Varanda de Jaqueline dos Santos Moreira combina muita cor e conforto
Imagem: Arquivo pessoal

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

03/12/2021 04h00

Se jogar para relaxar em uma varanda digna de sonho. Quem nunca se imaginou nessa situação? Para quem tem este espaço em casa, algumas dicas podem ser certeiras para deixá-lo mais aconchegante e prontíssimo para momentos de descanso e lazer.

É num espaço totalmente inspirador que a jardineira e paisagista Jaqueline dos Santos Moreira gosta de meditar, ouvir os pássaros, ler um bom livro, ou até sentar para o café da manhã.

Em sua varanda supercolorida, Jaqueline conseguiu reunir peças garimpadas e muito artesanato de sua região (a cidade de Crato, no Ceará), para compor o ambiente.

A ideia sempre foi criar um canto bem sertanejo, com nossos hábitos, cadeira na calçada, café, rede e muita conversa boa!".

Varanda de Jaqueline dos Santos Moreira tem elementos sertanejos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Varanda de Jaqueline dos Santos Moreira tem elementos sertanejos
Imagem: Arquivo pessoal

"Olhei para os objetos disponíveis na minha casa, garimpei as cadeiras, fizemos a mesa de pallet e enxerguei a potência do artesanato local que tem muito barro, palha e cestaria, e tudo foi arrematado com muitas plantas", conta.

Jaqueline, que compartilha suas ideias de decor no perfil @jaquelinemoreira06, deixou a criatividade fluir e apostou também em um tapete para a varanda. "Ele trouxe acolhimento para o espaço, assim como as almofadas, que vão tendo suas capas trocadas de tempos em tempos", diz. "Sem falar na rede, que essa não pode faltar", completa.

A varanda de Jaqueline dos Santos Moreira em outra versão - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A varanda de Jaqueline dos Santos Moreira em outra versão
Imagem: Arquivo pessoal

Para ter a sonhada varanda decorada, Jaqueline dá a dica: "se veja no lugar e imagine o que quer viver naquele espaço. Uma leitura, um lugar para descansar, encontrar os amigos, um espaço para reunir a família? Sinta e então vá decorando com o que está disponível em sua casa, e o que mais achar funcional e bonito".

Espaço improvisado

Na casa da publicitária Helka Velloso, que dá dicas de decoração afetiva no perfil @formaplural, a garagem foi adaptada para sediar os momentos de descanso e até de trabalho.

Quando idealizei a garagem-varanda, a ideia era que fosse uma área destinada a reuniões mais descontraídas além de happy hours, já que trabalhamos de casa e recebíamos muitas pessoas.

Varanda de Helka Velloso - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Varanda de Helka Velloso
Imagem: Arquivo pessoal

Com a pandemia, ela se transformou na sala de entrada, onde uma antiga escrivaninha passou a acomodar máscaras, álcool, calçados e tudo que chega da rua. Esse momento fez da varanda mais intimista, virou o nosso 'estar do lado de fora', um lugar seguro para tomar algum vento na cara", conta.

Além disso, a varanda acabou cumprindo outras funções, se transformando em um ateliê para pinturas ou para desidratar flores e ler um livro.

"É nosso lugar de fuga e é perfeito para momentos bem tranquilos. É um espaço usado diariamente e às sextas é o home office com vista privilegiada", conta Helka.

Garagem virou espaço da varanda de Helka Velloso - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Garagem virou espaço da varanda de Helka Velloso
Imagem: Arquivo pessoal

Para compor o ambiente, Helka usou móveis que estavam sem uso em outros cômodos e ainda fez algumas apostas inusitadas, como a de adaptar uma cama em uma espécie de sofá para se jogar.

"A cama, a penteadeira, duas mesinhas de cabeceira e o espelho que também está na garagem eram peças da avó de uma amiga. Acabou que o espelho ficou sensacional na parede de tijolinhos e percebi que, se encurtasse a cama, ela poderia habitar esse espaço como uma zona de descanso perfeita e no mood proposto", afirma.

Espelho da varanda de Helka Velloso - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Espelho da varanda de Helka Velloso
Imagem: Arquivo pessoal
Cama da varanda de Helka Velloso - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Cama da varanda de Helka Velloso
Imagem: Arquivo pessoal

Foram esses dois elementos — o espelho e a cama — que ditaram a diagramação do espaço geral, que tem ainda cinco "miniambientes": a cama para cochilos e leitura; a mesa para home office; outra mesa para pequenas refeições; a escrivaninha como área de higienização e a sala de estar com o conjunto de estofados para encontros.

"Todo o mobiliário foi customizado e as cores são as responsáveis por garantir uma unidade visual que faça o diálogo entre todas as peças", explica Helka. Ela finalizou o ambiente com objetos decorativos como artigos têxteis, abajur, espelhos, lustre e muitas plantas.

Área aconchegante

Projeto de Liliane Souza de Oliveira para varanda - Divulgação - Divulgação
Projeto de Liliane Souza de Oliveira para varanda
Imagem: Divulgação

De acordo com a arquiteta e urbanista Liliane Souza de Oliveira, independente do tamanho, absolutamente tudo é possível nesse espaço e o que não pode faltar na varanda dos sonhos é o aconchego.

A melhor estratégia para alcançá-lo é o emprego de elementos naturais como madeira e plantas, que podem estar tanto em vasos como em jardins suspensos", diz.

Ela frisa que seja qual for o projeto, a dica é sempre apostar em materiais atemporais, com acabamentos naturais como o linho, a palha e o couro -- além dos já citados.

Segundo ela, tendo esses materiais como base, só resta a escolha de uma poltrona, cadeira ou rede bem confortável para usufruir de uma varanda incrivelmente agradável.

Elementos naturais como madeira, linho e plantas dão mais conforto ao espaço - Divulgação - Divulgação
Elementos naturais como madeira, linho e plantas dão mais conforto ao espaço
Imagem: Divulgação

"Se o mobiliário ficar constantemente exposto, sem uma cobertura, opte por materiais apropriados. Os tecidos impermeáveis são uma excelente opção, protegendo da ação do sol e da água, com uma alta durabilidade e infinitas possibilidades de cores", diz.

A arquiteta detalha que na hora de decorar o ideal é priorizar a individualidade e o bem-estar daqueles que utilizarão o espaço. "Uma varanda pode servir tanto para uma boa leitura, apreciar uma música ou ter reflexões solitárias quanto para o trabalho", comenta.

Liliane acredita que a procura por varandas decoradas tem crescido consideravelmente. "As pessoas passaram a ter uma melhor percepção do quão importante é esse espaço e durante a pandemia o papel da varanda foi reavaliado.

Confinados, começamos a valorizar mais a qualidade da decoração e sentimos também a necessidade de trazer a natureza para perto. A varanda, sem dúvida alguma, permite esse desejo".

Projeto de Liliane Souza de Oliveira para varanda - Divulgação - Divulgação
Projeto de Liliane Souza de Oliveira para varanda
Imagem: Divulgação

Dicas para ter uma varanda dos sonhos

  • Defina qual será a função desse espaço na casa e como cada morador vai querer aproveitá-lo; "É isso que dará o norte do mobiliário, das cores e das texturas", diz Helka;
  • Escolha materiais resistentes para enfrentar as condições do clima: sol, vento, chuva;
  • Tente aproveitar móveis e objetos que estão sendo pouco ou nada utilizados na decoração de outros cômodos antes de sair comprando novos itens. "Esqueça padrões e se abra para soluções originais. Varandas são espaços extremamente libertadores e perfeitos para colocar em prática diversas ideias que temos receio de usar em ambientes internos", completa Helka;
  • Aposte em quadros ou elementos decorativos nas paredes, que encherão o lugar de charme sem ocupar muito espaço;
  • Objetos com texturas naturais são ótimas pedidas para trazer aconchego;
  • Não tenha medo de abusar das plantas e levar o verde para o espaço. "Uma varanda só com plantas já é um atrativo e tanto. Podem ser usadas no chão ou com um conjunto de vasos formando uma minifloresta", finaliza.