Topo

10 receitas de sobremesas para fazer com até 5 ingredientes

De Nossa

03/12/2021 04h00

Receitas práticas e com poucos ingredientes são um trunfo para ter sempre à mão. No episódio do programa 2em1 que abre essa reportagem, por exemplo, além da mousse de chocolate levar só três itens, a mesma receita pode ser servida gelada ou levada ao forno para virar um bolinho cremoso — sobremesa e café da tarde garantidos numa leva só!

Para ampliar seu leque de opções no cardápio para os momentos de correria, selecionamos aqui 10 receitas que também não precisam de uma cestinha cheia do supermercado para serem preparadas. Há opções clássicas, como o mosaico de gelatina, e sobremesas perfeitas para refrescar no verão:

Mousse de chocolate

Uma sobremesa versátil e sucesso garantido nos almoços em família. Para incrementar a versão gelada, você pode servir com chantilly (veja aqui como fazer). E se quiser fazer mini lava cakes para o café da tarde, basta separar metade da mousse e levar em ramekins ao forno.

Sorvete de mousse de limão

Ama mousse e sorvete? Que tal unir as duas paixões em uma só receita fácil e refrescante para o verão? São apenas cinco ingredientes fáceis de termos em casa e o preparo leva só 15 minutos — porém é preciso um pouco mais paciência para dar o tempo de freezer para a mousse ganhar consistência mais firme.

Mosaico de gelatina

Este clássico das festas em famílias e das mesas de Natal tem todos os atributos para garantir sua fama por ainda muito tempo. É fácil de fazer, leva ingredientes que normalmente temos em casa e, de tão bonita, vira uma decoração a mais para a mesa. Vale caprichar na seleção de cores, ou melhor, de sabores das gelatinas.

Pudim de abacaxi

Apenas 5 minutos. Esse é o tempo que leva para preparar a base deste pudim. Ok, o tempo para gelar é de algumas horas, mas vale a espera. Dica: a receita original sugere o pudim desenformado, como na imagem abaixo. Mas você também pode servi-lo na travessa. Nesse caso, depois de bater no liquidificador, basta colocar no recipiente e levar à geladeira até ficar firme (cerca de 5 horas).

Creme de papaia com licos de cassis

Outra sobremesa clássica que atravessa gerações. São apenas três ingredientes e cinco minutinhos para preparar e servir. A receita abaixo é para uma porção. Vai preparar para mais gente? Pode multiplicar os ingredientes pela quantidade de pessoas.

Sorvete cremoso de manga

Sabe o mito de que manga com leite não faz bem? Esta sobremesa prova o contrário. São apenas quatro ingredientes (manga, leite, suco de limão e açúcar) para preparar em casa um sorvete que vai fazer a alegria no verão.

Pudim de leite condensado

Uma paixão nacional. Sempre vale ter à mão esta receita, aposta certa para as reuniões familiares. Prefere com ou sem "furinhos"? Veja também uma reportagem que conta o segredo para do dois tipos e sugere outra versão, que inclui limão-siciliano ao preparo clássico.

Cocada de colher

Fica uma delícia e você pode servir em poções individuais, como na imagem abaixo, ou em uma travessa. Uma dica: a receita é feita com coco fresco ralado, mas não tem problema substitui-lo por dois pacotes de coco seco em flocos. Nesse caso, adicione meia xícara (chá) de água durante o preparo.

Palha italiana

Apesar do nome, o doce feito com brigadeiro e pedaços de biscoito foi criada no Brasil. Seria a versão do italiano salame di cioccolato (ou salame de chocolate), que ganhou toques brasileiros com os imigrantes que chegaram ao país.

Cartola

Esta sobremesa é tão típica do Nordeste que se transformou em Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. Leva apenas banana, queijo, canela e açúcar. Simples assim. Mas uma junção perfeita de sabores para terminar a refeição com chave de ouro.