Topo

O oposto da era Trump: Casa Branca volta à decoração 'normal' para o Natal

Decoração de Natal da Casa Branca em 2021 foi elogiada pela mídia e parte do público por "retorno à normalidade" - Reprodução/Twitter
Decoração de Natal da Casa Branca em 2021 foi elogiada pela mídia e parte do público por "retorno à normalidade" Imagem: Reprodução/Twitter

De Nossa

30/11/2021 18h09

A Casa Branca divulgou ontem (29) a primeira decoração de Natal orquestrada, extraoficialmente, pela primeira-dama Jill Biden.

E o retorno a uma estética natalina tida como "normal" por publicações como o The New York Times, além de parte do público americano nas redes sociais, foi comemorado.

Nos últimos quatro anos, o endereço do presidente americano recebeu na sua decoração das festas de fim de ano a marca pessoal de Melania Trump, que fez opções monocromáticas mais conceituais.

Melania Trump na inauguração da decoração de Natal 2017 da Casa Branca - AFP - AFP
Melania Trump na inauguração da decoração de Natal 2017 da Casa Branca
Imagem: AFP

O fatídico corredor de árvores totalmente vermelhas, categorizo à época da inauguração em 2018 como "distópico", foi relembrado nas redes.

"Você pode imaginar a alegria dos funcionários enquanto eles decoravam este ano? Não há mais Natal do Massacre da Serra Elétrica, mas decorações que celebram a época, a família e o país", provocou um cidadão no Twitter.

Melania Trump mostra a decoração de Natal da Casa Branca em 2018 - Reprodução/Twitter/Melania Trump - Reprodução/Twitter/Melania Trump
Melania Trump mostra a decoração de Natal da Casa Branca em 2018
Imagem: Reprodução/Twitter/Melania Trump

Já a nova primeira-dama investiu no tema "Presentes do Coração", em que cada sala foi decorada seguindo o tema de um presente: Família, Paz, Natureza, Gratidão, Artes, etc. Todos eles, no entanto, são amealhados por enfeites e símbolos tradicionais da época, como pinheiros, estrelas, laços, bolas e até meias natalinas.

Decoração de Natal da Casa Branca 2021 - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
A decoração natalina da Casa Branca em 2021
Imagem: Reprodução/Twitter

Segundo o Times, a estratégia era passar a ideia de um Natal mais acessível, de fácil identificação, para o público e em consonância com o tema da campanha de Biden, de "Construir de Volta — e Melhor".

Decoração de Natal da Casa Branca 2021 - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
A decoração contou com mais detalhes e menos minimalismo
Imagem: Reprodução/Twitter

Ficou de lado o minimalismo escolhido por Melania para dar lugar a detalhes que remetem à convivência familiar, como brinquedos, fotos e bilhetes espalhados por cada um dos cômodos.

Decoração de Natal da Casa Branca 2021 - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Salas monocromáticas também fizeram parte da decoração como nos anos Trump, mas com toques personalizados
Imagem: Reprodução/Twitter

No entanto, houve quem acreditasse que a decoração peca pela ostentação. Há 41 árvores de Natal na Casa Branca em 2021, divulgou a Presidência.

Foi utilizado 1,83 quilômetro de fitas, além de mais de 300 velas, 10 mil ornamentos e 78.750 luzes que decoram guirlandas, coroas e pinheiros espalhados pelos 5.100 metros quadrados da residência oficial.

Mais de 100 voluntários trabalharam para colocar todos os enfeites no local.