Topo

Perdeu o touro em SP? Veja mais 10 estátuas para passar a mão e ter sorte

Teve vida curta o "touro dourado" no centro de São Paulo: depois de uma semana, ele foi retirado - Danilo Verpa/Folhapress
Teve vida curta o "touro dourado" no centro de São Paulo: depois de uma semana, ele foi retirado
Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Eduardo Vessoni

Colaboração para Nossa

27/11/2021 04h00

Mal deu tempo dos paulistanos tentarem a sorte e o polêmico touro dourado diante da Bolsa de Valores, em São Paulo, foi retirado uma semana depois de ser instalado, no último dia 16 de novembro.

Assim como o "Touro de Wall Street", no setor financeiro de Nova York (EUA), a peça costuma ser associada à sorte, quando seus chifres ou testículos são tocados. Mesmo no curto espaço de tempo que ficou exposto no centro da capital paulista, muitas pessoas copiaram a tradição na versão tupiniquim.

Não custa tentar: turistas replicaram em São Paulo o costume de passar a mão nos testículos do touro - Renato S. Cerqueira/Futura Press - Renato S. Cerqueira/Futura Press
Não custa tentar: turistas replicaram em São Paulo o costume de passar a mão nos testículos do touro
Imagem: Renato S. Cerqueira/Futura Press

Mas se o touro dourado de São Paulo não teve a mesma longa carreira da versão novaiorquina em bronze, viajantes supersticiosos ainda contam com outros monumentos espalhados pelo mundo com a mesma superstição.

Confira outras estátuas que, dizem, trazem sorte e realizam desejos.

Porcellino
Florença (Itália)

Réplica de Porcellino, no Mercato Nuovo - Momo11353/Getty Images - Momo11353/Getty Images
Réplica de Porcellino, no Mercato Nuovo
Imagem: Momo11353/Getty Images

A réplica dessa estátua de bronze feita por Pietro Tacca, no século 17, continua atraindo visitantes supersticiosos ao Mercato Nuovo, em Florença.

Acredita-se que, para obter sorte e garantir sua volta à cidade, o visitante deve esfregar o focinho desse javali e, em seguida, colocar uma moeda em sua boca.

Estátua de Julieta
Verona (Itália)

Julieta, em Verona - RossHelen/Getty Images - RossHelen/Getty Images
Julieta, em Verona
Imagem: RossHelen/Getty Images

Segundo uma tradição de origem desconhecida, tocar o seio direito dessa estátua em homenagem a um dos personagens mais famosos de Shakespeare significa garantir sorte no amor.

Foram tantos anos sendo tocada por visitantes que, em 2014, a desgastada estátua de bronze feita pelo escultor Nereo Costantini foi levada para o interior do Museu Casa di Giulietta e uma réplica foi instalada no jardim do atrativo.

Dalida
(Paris)

Dalida, em PAris - Getty Images - Getty Images
Dalida, em Paris
Imagem: Getty Images

Em Montmartre, bairro da capital francesa, essa estátua alimenta a mesma lenda do atrativo anterior.

Acredita-se também que ao tocar os seios dessa obra em homenagem à atriz e cantora Dalida, localizada na praça homônima, o visitante terá sorte.

Charging Bull
Nova Iorque (EUA)

Touro de Wall Street - Getty Images - Getty Images
Touro de Wall Street
Imagem: Getty Images

Mais conhecido como "Touro de Wall Street", é uma das atrações turísticas do centro financeiro, no sul da ilha de Manhattan, cujas filas de espera por uma foto com a obra chega a ser de mais de 30 minutos.

Criada em 1989 pelo italiano Arturo Di Modica, morto no início deste ano, essa escultura de bronze associada à virilidade e à coragem logo seria procurada por pessoas que acreditavam atrair sorte ao esfregar o focinho, os chifres e os testículos do touro.

A obra pesa 3,5 toneladas e tem cerca de 5 metros de comprimento.

Cambridge
Boston (EUA)

Estátua de John Harvard - Mindaugas Dulinskas/Getty Images - Mindaugas Dulinskas/Getty Images
Estátua de John Harvard
Imagem: Mindaugas Dulinskas/Getty Images

Na área mais antiga dessa respeitada universidade, na Área Metropolitana de Boston, fica essa estátua de John Harvard, suposto fundador da instituição.

Inventada por guias de turismo locais, que diziam que estudantes esfregavam a mão na ponta do sapato esquerdo para dar sorte na hora das provas, a lenda continua atraindo turistas que repetem a falsa tradição.

Aliás, esse monumento de 1884 com sapatos que parecem estar polidos por conta do constante toque humano ficou conhecido como "Estátua das Três Mentiras".

A universidade não foi inaugurada em 1638 como indicado em uma placa, John Harvard não fundou a instituição e muito menos é ele quem está representado na obra — o autor do monumento, Daniel Chester French, teria se inspirado em outra pessoa.

El Caballero de París
Havana (Cuba)

Monumento fica na Praça de São Francisco - Eric Pancer/Creative Commons - Eric Pancer/Creative Commons
Monumento fica na Praça de São Francisco
Imagem: Eric Pancer/Creative Commons

Essa estátua de bronze em homenagem ao cultuado andarilho imigrante José María López Lledíns já tem a barba e os dedos gastos de tanto serem esfregados ou tocados.

Acredita-se que, ao tocar essas duas partes e os pés, ao mesmo tempo, o visitante atrai sorte.

O monumento fica na Praça de São Francisco, no centro histórico de La Habana Vieja, e homenageia esse espanhol da cidade de Lugo, apesar de ter "Paris" como apelido, cuja origem é desconhecida.

Os Músicos de Bremen
(Alemanha)

Pessoas tocando na estátua em Bremen - Anandoart/Getty Images - Anandoart/Getty Images
Pessoas tocando na estátua em Bremen
Imagem: Anandoart/Getty Images

Feita pelo artista Gerhard Marcks, em 1953, essa estátua de bronze é uma referência ao conto homônimo dos Irmãos Grimm sobre quatro animais domésticos maltratados pelos donos.

Diz a lenda que, para ter sorte, basta esfregar as patas dianteiras do burro com as duas mãos.

Cumil
Bratislava (Eslováquia)

Homem no trabalho - Sergio Delle Vedove/Getty Images - Sergio Delle Vedove/Getty Images
Homem no trabalho
Imagem: Sergio Delle Vedove/Getty Images

Uma das atrações mais famosas da capital da Eslováquia são as diversas estátuas em tamanho real espalhadas pelo centro histórico da cidade.

A mais inusitada (e mais fotografada) delas é essa em homenagem a um trabalhador saindo de um bueiro. Ao tocar sua cabeça e fazer um pedido, que não deve ser revelado a ninguém, seu desejo se tornará realidade.

Leopold von Sacher-Masochs
Lviv (Ucrânia)

Homenagem ao escritor Leopold von Sacher-Masochs - Creative Commons - Creative Commons
Homenagem ao escritor Leopold von Sacher-Masochs
Imagem: Creative Commons

No centro histórico da cidade, essa estátua em tamanho real é uma homenagem ao escritor cujo sobrenome deu origem ao termo "masoquismo".

Dizem que ao colocar a mão no bolso de sua calça, algo raro em se tratando de uma escultura, o visitante terá sorte.

Limpador de Chaminé
Lviv (Ucrânia)

Monumento na chaminé - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Monumento na chaminé
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Essa cidade do oeste ucraniano guarda outra estátua que alimenta a superstição dos visitantes.

Mais do que um restaurante temático de sete andares com vista panorâmica do destino, a 'House of Legends' abriga essa estátua no telhado que, dizem, realiza os desejos de quem jogar uma moeda dentro do seu chapéu.