Topo

Baked oats: aprenda a fazer o bolinho de aveia que conquistou a internet

Bakes oats: base de aveia pode ser incrementada com o seu gosto - Reprodução
Bakes oats: base de aveia pode ser incrementada com o seu gosto Imagem: Reprodução

De Nossa

26/11/2021 10h30

Nos desafios de comida do TikTok, a praticidade e o visual sempre contam pontos. Foi o caso do pão com ovo numa frigideira só, do salgadinho de macarrão e também é assim com o chamado baked oats.

A aparência atrai aqueles que não perdem a chance de comer um bolinho cremoso, mas o nome, que em tradução literal significa "aveia assada, revela que se trata de uma opção bem mais "saudável" do que petit gâteau ou brownie. Não à toa os jovens da rede social apostam na receita para um café da manhã rápido ou um lanche da tarde.

Fácil e versátil, o baked oats começa sempre com uma misturinha de aveia. Quem não é fã da textura do cereal vai gostar mais se, antes de qualquer coisa, triturar a aveia no liquidificador.

A parte mais divertida é a decoração. É possível colocar no topo do ramekin chocolate, confeitos coloridos, frutas, geleias, biscoitos, pasta de amendoim, mel, canela e o que mais a sua imaginação mandar.

Abaixo, confira uma receita base para incrementar ao seu gosto:

Bakes oats - Reprodução - Reprodução
Bakes oats: cremoso por dentro
Imagem: Reprodução

INGREDIENTES

  • 1/2 xícara de chá de aveia
  • 1 banana madura
  • 1 ovo e/ou 1/2 xícara de chá de leite (pode ser vegetal)
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1/2 colher chá de fermento em pó ou bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de cacau em pó (opcional)

MODO DE FAZER

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Bata, no liquidificador ou na mão, todos os ingredientes até ficar homogêneo e bem misturado. Transfira a massa para o ramekin untado (ou para outro recipiente que possa ir ao forno). Decore com o que desejar por cima e asse por 20 minutos.

Dica: para dobrar ou triplicar a receita, você pode jogar tudo junto no liquidificador e apenas dividir em vários ramequins ou transferir para uma forma de bolo ou de pão.