Topo

8 receitas de torta para adoçar o final de semana, da cappuccino à gelada

De Nossa

26/11/2021 04h00

Na disputa entre os bolos simples (aqueles do dia a dia e que a gente adora) e as tortas, algo é certo: elas fazem mais bonito à mesa.

Com uma generosa porção de merengue no topo, como esta de limão que abre a reportagem, ou uma brilhante cobertura de morango (a famosa "de padaria"), elas são feitas para virar estrelas do café da tarde.

Nem todas são tão complicadas de fazer quanto aparentam no resultado final. E mesmo as que exigem um pouco mais de prática fazem valer a dedicação.

Para adoçar o cardápio do fim de semana, selecionamos aqui X sugestões para você testar em casa:

Torta de limão

Uma das mais tradicionais dos livros de receitas pelo Brasil afora, é quase uma unanimidade. Nesta versão que sugeridmos, a massa é bem caseirinha e a torta vai à mesa com cobertura de merengue — que pode ser servido branco ou douradinho.

Banoffee

O doce que virou a queridinho do foodies durante a quarentena foi criado há quase meio século e, como todo bom clássico gastronômico, ganhou releituras variadas. Antes que partir para as versões mais diferentes (aqui você encontra 13 delas), que tal testar a original?

Torta de maracujá

Ela não apenas tem a cor do verão como combina com as temperaturas mais altas da estação. Depois de três horas na geladeira para ganhar consistência, é só desenformar e servir. Nesta versão, a base de bolo chocolate faz um mix perfeito com o azedinho do maracujá.

Torta cappuccino

Café, canela, chocolate em pó... Tudo que vai na xícara de um belo cappuccino também compõe essa receita, uma versão em torta com os sabores da bebida italiana. Servida gelada, ela também é uma boa sugestão para sobremesa.

Torta de bolacha

Esta é uma das representantes da categoria "é mais fácil do que parece". Nesta receita do nosso programa Gastronobásico, o doce é preparado com bolacha maisena e leva uma generosa camada de ganache de chocolate. Clique na imagem e confira, além da receita completa, o vídeo do passo a passo.

Torta de morango

Olhe a imagem abaixo e confesse: quantas vezes você já não desejou uma assim na padaria? Pois é possível fazer em casa igualzinha — inclusive com a cobertura lustrosa que parece "chamar" para a degustação.

Torta gelada de chocolate

Quer uma opção fácil e que também combina com o verão? Eis a sua receita. Ela leva ingredientes que geralmente já temos em casa e nem precisa de forno para fazer (spoiler: a base é uma farofa úmida feita apenas com bolacha de chocolate e manteiga). Depois de montada, ela vai da geladeira direto para a mesa.

Torta de banana

Doces preparados com memória afetiva têm um sabor especial, não é mesmo? Esta torta é um deles. A receita foi descoberta por Juliana Geraldeli, conhecida na internet pelo apelido Jucenha, no caderninho de receitas da bisa perdido na casa da avó. Fácil de fazer, apresenta uma base única em vez de massa e cobertura e leva apenas seis itens.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

8 receitas de torta para adoçar o final de semana, da cappuccino à gelada - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade