Topo

Apartamento em SP ganha cara de casa com jardim tropical e cozinha azul

Duplex de 130 m² em São Paulo reserva espaço cheio de cores, plantas e personalizações dos moradores Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

25/11/2021 04h00

Em plena cidade de São Paulo, encontrar um oásis verde é uma sorte daquelas. Principalmente quando se pode escolher até mesmo a arquitetura do prédio. O relações públicas Alberto G. Martins reconhece o privilégio de habitar, com o publicitário Fabiano Beraldo, este apartamento: um garden dúplex de 130 m² que tem um jardim generoso na área externa.

"Ele faz parte de um edifício projetado pelo escritório FGMF, desenhado como um Tetris, com apartamentos em layouts diferentes", conta. Foi escolhido por essa peculiaridade, aliás.

Alberto G. Martins e Fabiano Beralto Imagem: Arquivo Pessoal

Embora tenha morado a vida toda na zona Sul, o magnetismo dessa arquitetura o levou à zona Oeste da cidade. E era uma vida nova a ser inaugurada com muito alto astral. "Gostamos de cor, confusão, movimento, de receber", conta Alberto. Por isso, na hora de fazer os pedidos ao arquiteto Luciano Dalla Marta, seu amigo, muitas tonalidades estavam na mente.

"Amamos receber e precisávamos ter uma área de convivência grande, para reunir muita gente. Meu marido ama cozinhar e queria uma cozinha grande, equipada. Ela é maior que a nossa sala. O desafio do Luciano foi orquestrar todas as cores que queríamos, pois elas nem combinavam entre si", ri.

Uma casa suspensa

Com uma jabuticabeira no quintal, um gazebo de onde pendem sapatinhas-de-judia, plantas tropicais e estampas, o quintal se tornou ponto principal das festas. "O segundo andar, que tem o quarto, é só para dormir mesmo. Não tem a pulsação que tem lá embaixo", ri.

Minha casa é meu home office, meu santuário, onde recebo a família e brinco com os cachorros. É o jardim que habito, meu refúgio."

As mil lembranças de viagem da dupla foram outro desafio. "Luciano foi fundamental para nos trazer à realidade do que era possível e do que ficaria bom entre as nossas referências. Quem vem à minha casa se sente em um lugar cool, onde sempre há algo novo a descobrir", diz ele, que compartilha as boas vibrações no perfil @ojardimquehabito.

Sala de estar do apê Imagem: Arquivo Pessoal

Dicas de Alberto para dar personalidade à casa

Personalizações, conforto e apostar em cores são algumas das dicas de Alberto Imagem: Arquivo Pessoal
  • Tenha referências. "Antes de começar separei várias imagens do que eu gostava e concentrei em um só lugar, o Instagram. Indico ter um profissional para ajudar a lidar com essas referências, pois ele vai dar harmonia a todo o conjunto, sabendo o que combina e o que fica demais."
  • Não tenha medo de ousar com cores. "Ouvimos muito que enjoaríamos da cozinha azul. Não enjoamos e é linda. Não faríamos de outra cor. Vá fundo."
  • Desapegue. "Tenho um amigo que diz: 'tudo não terás', isso mudou muito minha forma de ver as coisas. De alguma coisa você vai ter que abrir mão para a casa não ficar entulhada de coisas. O meu marido morava sozinho e tinha muitas coisas. Ensinei o desapego a ele e foi muito importante. Até utensílios de cozinha revisamos antes de entrar aqui."
  • Profissionalize o que puder. "Não é só ter plantas, tem que saber cuidar e muitas vezes um paisagista é fundamental para saber sobre a insolação e a manutenção. A paisagista Leticia Bononi me ajudou muito aqui."
  • Tenha uma horta ou um pequeno pomar. "Recomendo apostar em árvore frutífera como a jabuticabeira, pois levar algo do quintal para casa leva a uma conexão maior com ela."
  • Não economizar em conforto. "Fizemos questão de ter uma boa cama e um banheiro bom. Conforto deve ficar acima de estética, de design, de tudo."
  • Tenha espaços extras. "O box da cama com baú é ótimo para guardar edredons, pelego e outras coisas que usamos no inverno."

@s que me inspiram

@decornautas

"A ousadia dos projetos, uso das cores, espontaneidade e a mistura de referências é o que admiro nos Decornautas, que produzem conteúdo sobre decoração."

@doedu.com.br

"Me inspira pela ressignificação de objetos, conexão com a casa, o toque industrial no lar e as diversas formas de cultivar sua própria urban jungle, seja pelo uso real de plantas ou pelos lambe-lambes e bandeiras de tecido."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Apartamento em SP ganha cara de casa com jardim tropical e cozinha azul - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade