Topo

Aprenda a fazer a coxinha de rabada, com massa leve e recheio suculento

Bruno Calixto

Colaboração para Nossa, do Rio de Janeiro

21/11/2021 04h00

"Todo mundo acha que o bom de ser dono de bar é beber de graça", diz Zeca Pagodinho, convidado da vez do programa "Botequim da Teresa", dono do boteco que leva seu nome no Rio.

Por enquanto, o Bar do Zeca chegou à Barra da Tijuca e, mais recentemente, ao Flamengo, em breve, em Jacarepaguá, Nova Iguaçu e até São Paulo.

Reduto de boemia que se preze tem nome de bamba na porta. Quem chega ao Bar do Zeca, na Barra, sabe que vai se divertir, mas não faz ideia de quando e como o programa vai acabar.

Ali tem várias atrações de samba e petiscos, preparados pelo Toninho do Momo, que já passou pelo programa na primeira temporada com o bolinho de arroz com calabresa e queijo.

Foi ideia dele o petisco do dia: coxinha de rabada desfiada, de massa leve e recheio suculento.

"Só de falar minha boca enche de água. O recheio é melhor preparar antes, para não perder tempo", empolga-se Teresa Cristina, que ensina o passo a passo abaixo.

Alho mais leite e, assim que ferver, mais manteiga. Vai mexendo a anfitriã e adicionando, aos pouquinhos, a farinha, enquanto canta "O sol e a brisa", de Zeca Pagodinho (1988).

Assim que a massa se desprender da panela, desligue o fogo. É hora de moldar em forma de coxinha, metade é de recheio: este tesouro que é rabada desfiada.

O segredo é sovar bem a massa, estou aqui com a máquina de fazer coxinha", diz Toninho, via mensagem de vídeo no celular.

Teresa Cristina com o petisco do bar de Zeca Pagodinho que preparou durante o programa Imagem: Zô Guimarães/UOL

Atenção: primeiro na farinha de rosca, voltar ao ovo com leite, para assim levar à farinha Panko. São dois processos e mais uma canja de Zeca na voz de Teresa: "Não sou mais disso" (1996). É hora de fritar, ao som de "Por querer, sem querer" (1988).

Eu amo rabada, então fiz uma maiorzinha só para mim, que vou comer com barbecue de goiabada que o Toninho mandou carinhosamente"

A última filial do bar fica na Praia do Flamengo (esquina com a Rua Silveira Martins) dentro do icônico Hotel Novo Mundo, inaugurado em 1950 — hoje moradia estudantil — e que foi frequentado por autoridades políticas que vão de Getúlio Vargas a Lula.

Samba, série e Teresa

O "Botequim da Teresa" vai ao ar todas as sextas-feiras, às 11 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber os lembretes). Em cada episódio, Teresa Cristina recebe um convidado especial e ensina a fazer os petiscos clássicos de alguns do botequins mais famosos do Rio de Janeiro. O programa é uma coprodução de Nossa e MOV, a plataforma de vídeo do UOL.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aprenda a fazer a coxinha de rabada, com massa leve e recheio suculento - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Botequim da Teresa