Topo

Sofá sujo de pelo? Saiba a melhor forma para limpar e evitar o mau cheiro

Soluções caseiras, feitas a partir de materiais simples, podem ajudar a se livrar das sujeiras dos pets - iStockphotos
Soluções caseiras, feitas a partir de materiais simples, podem ajudar a se livrar das sujeiras dos pets Imagem: iStockphotos

De Nossa

19/11/2021 10h00

Ter um pet dentro de casa é bem conveniente, mas a presença de cachorros e gatos pode acabar causando estragos no sofá — onde muitos de nós temos o costume de ficarmos juntos a esses bichinhos. Levando isso em consideração, o móvel pode acabar cheio de pelos, que grudam no tecido e demandam tempo e energia para serem limpos de forma efetiva — principalmente se você não tem um aspirador de pó.

Para ajudar a deixar o seu sofá limpo, de uma vez por todas, e evitar o mau cheiro prolongado, Nossa conversou com João Pedro Lúcio, consultor de operações da Maria Brasileira, para esclarecer possíveis dúvidas. E, claro, oferecer boas soluções.

Uma delas é o uso de uma esponja de lavar louça levemente umedecida. Basta passar pelos locais onde os pets costumam ficar e os pelos vão grudando na esponja. Depois é só retirar, lavar, deixar secar e já estará pronta para o uso novamente.

Outra é adquirir uma luva de borracha. Com ela nas mãos, basta ir passando as mãos no sofá para retirar os pelos mais persistentes, que acabam grudando no material sintético.

"A limpeza tanto, com a esponja como com a luva, pode ser feita uma vez por semana", recomenda João Pedro. "Agora, para manter os ambientes e móveis, especialmente os estofados, limpos é bom passar o aspirador de pó pelo menos a cada dois dias".

Solução mágica

Para aliar a limpeza e o objetivo de retirar o mau cheiro, seus aliados será uma solução de água com vinagre de álcool (proporção de 4x1).

Com a ajuda de um pano umedecido, vai passando esse mix em todo o estofado. Se houver alguma mancha na superfície, é possível colocar algumas gotinhas de detergente neutro, esfregar com cuidado, e terminar de limpar com a mistura de água e vinagre.

"É importante que o local seja bem arejado para permitir que os estofados sequem bem", reforça.

O vinagre de álcool tem um grande efeito como antibactericida, então misturá-lo com água vai ajudar a eliminar algum odor proveniente dos pets".

Quando a limpeza estiver concluída, é possível também preparar um aromatizador de ambientes com itens simples, para deixar próximo ao seu sofá:

  • 1 litro de água,
  • 1/4 de um copo com álcool;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • Meio copo de vinagre branco;
  • 1 colher de sopa de aromatizador;

Misture todos os ingredientes da solução em um recipiente e depois coloque-a em um vidro aberto. Junte alguns palitinhos próprios para aromatizar no pote e lembre-se de virá-los diariamente, assim o aromatizador se espalhará pelo ambiente.

Diferentes tipos de tecido

Em dúvida sobre o que usar, a depender do tecido do seu sofá? Os de tecido, linho e veludo podem ser limpos com um pano limpo.

Umedeça com a mistura de um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. Depois, basta passar no sofá e deixe secar naturalmente.

Se for couro ou courino, utilize um pano úmido com uma solução de água e detergente neutro. Para conservá-lo, aplique silicone líquido com a ajuda de uma flanela. Repita o processo a cada três meses para hidratar a peça.

Camurça: A limpeza deste tipo de tecido requer muito cuidado. Utilize um pano levemente umedecido em água e, dependendo do nível de sujeira do móvel, acrescente detergente neutro.

Suede, chenille ou jacquard: Para esses tipos de tecidos, pode-se utilizar detergente neutro diluído em água e escova de cerdas macias.