Topo

Brasileiros já podem embarcar em cruzeiros nos EUA; veja exigências

Cruzeiros da Disney estão entre os procurados por brasileiros que embarcam em navios na Flórida - Divulgação
Cruzeiros da Disney estão entre os procurados por brasileiros que embarcam em navios na Flórida Imagem: Divulgação

De Nossa

18/11/2021 13h43

Com a reabertura das fronteiras americanas para estrangeiros totalmente vacinados em 8 de novembro, os viajantes brasileiros já podem voltar a partir dos portos americanos em cruzeiros pela costa do país ou até para outros pontos do globo, como o Caribe ou a Europa.

No entanto, é preciso estar atento às exigências sanitárias tanto quanto aos documentos de viagem que serão necessários para o embarque nos EUA e para a passagem por outros países.

Confira quais são:

Entrada nos Estados Unidos

Todo viajante maior de 18 anos entrando no país por via aérea precisa de passaporte, visto americano, comprovantes de reservas de acomodação, passagem de volta e renda para se manter no país no período, além de certificado de vacinação completa há pelo menos duas semanas com qualquer imunizante autorizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como é o caso de todas as vacinas aplicadas no Brasil.

O CDC ainda exige que todos os passageiros de voos internacionais que chegarem aos EUA — em trânsito ou como destino final — incluindo cidadãos norte-americanos, apresentem um comprovante de teste de covid-19 negativo (PCR ou antígeno) realizado até 72 horas antes ou um atestado de recuperação da covid-19.

Aqueles que chegam ao país por via aérea ou marítima não precisarão ser testados. Turistas entre 2 e 17 anos, se acompanhados por um adulto responsável totalmente vacinado, podem apenas apresentar o resultado de exame negativo obtido nas últimas 72 horas. Se desacompanhados, o teste deve ter sido feito nas últimas 24 horas.

Menores de 2 anos não precisam apresentar certificado de vacinação ou testes.

Embarque nos cruzeiros

Empresas que operam grandes cruzeiros, como é o caso da Carnival, recomendam que o passaporte do viajante tenha ao menos seis meses de validade pela frente no momento do embarque, já que as regras em relação ao documento podem variar de um país a outro.

Além de ter o visto americano em dia, é preciso verificar com antecedência se haverá necessidade de visto — para passar ou fazer parada — em outros países do itinerário.

Ainda é necessário apresentar comprovante de vacinação completa contra a covid-19. Fique atento e pesquise quais são as vacinas aceitas em cada parada da viagem, além de exigências em relação ao formato do documento. Enquanto há países que aceitam versões digitais do certificado, outros exigem o documento impresso. Também pode haver variações quanto ao idioma, entre outros aspectos.

Se viajar com crianças, é importante pesquisar se a vacinação ou testagem delas é exigida em cada um dos destinos ou companhias operadoras dos cruzeiros. A Disney Cruise Line, por exemplo, vai exigir comprovante de imunização de menores com 5 anos ou mais para o embarque a partir de janeiro.

Para adentrar os navios, é necessário também apresentar exame negativo para a covid-19 realizado até 72 horas antes. Há centros nas principais cidades americanas que oferecem a testagem gratuita. Além disso, é exigência do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) que todos os passageiros a bordo de cruzeiros usem máscaras nas áreas internas das embarcações.