Topo

Bolo de iogurte fofinho com calda "torta de limão" é fácil e irresistível

O bolo de iogurte recebe uma cobertura de leite condensado com limão que nem precisa ir ao fogo - Raquelícias
O bolo de iogurte recebe uma cobertura de leite condensado com limão que nem precisa ir ao fogo Imagem: Raquelícias

Gabrielli Menezes

De Nossa

17/11/2021 04h00

Raquel Arellano

Raquel Arellano

QUEM É

Carioca, historiadora, analista de marketing e produtora. Começou a cozinhar grandinha porque, na infância, a vó Maroca dominava o fogão. Há 11 anos, criou o blog de receitas Raquelícias, que já foi ganha-pão, mas hoje é diversão.

Receita boa passa de mão em mão. Hoje, este bolo de iogurte fofinho é apresentado por Raquel Arellano porque a produtora não perdeu tempo em pedir os detalhes do preparo quando experimentou o doce pela primeira vez, há 10 anos.

O passo a passo da mãe de um ex-colega de trabalho foi parar no seu blog, o Raquelícias, e ganhou uma porção de fãs. Com o tempo e a prática, aconteceram adaptações, como colocar raspas de limão na massa.

O toque aromático da fruta equilibra de leve a alta dosagem de açúcar e dá cara nova à receita.

Bolo de iogurte - Raquelícias - Raquelícias - Raquelícias
Bolo rápido de fazer: 60 minutos e já dá para provar
Imagem: Raquelícias

Para a cobertura, Raquel se inspirou na torta de limão e juntou leite condensado e suco de limão. Rapidinha de fazer, não tem necessidade de levar ao fogo.

Parece que vai dar errado, mas o creme ficará espesso e perfeito. Finalize com raspinhas de limão e bom apetite".

Confira o passo a passo completo clicando na imagem abaixo:

Bolo de iogurte e limão

Dificuldade Fácil
60 min
Ver receita completa

Comida que faz bem

A carioca de 39 anos guarda memórias afetivas à mesa. Quando era pequena e seus pais trabalhavam fora, Raquel via nos pratos preparados pela avó Maroca uma forma de cuidado. "Ela dominava a cozinha e fazia o dia a dia acontecer".

Lembrar-me das comidas da minha avó me motiva a pensar na cozinha enquanto linguagem de amor".

Bolo de iogurte - Raquelícias - Raquelícias - Raquelícias
Bolo de iogurte fofinho ganha toque aromático com limão
Imagem: Raquelícias

Acostumada com os agrados da avó, ela foi desenvolver os dotes no fogão só adulta, quando saiu de casa para morar sozinha. Fez faculdade de História e de Marketing e desenvolveu um gosto pela escrita.

"Tenho página na internet desde os primórdios da blogosfera. No início, usava como um diário. Depois, me juntei com amigas e criamos um blog para falar de comida".

Junto às colegas, ela publicava resenhas de livros da área, mostrava comidinhas que estavam bombando na internet e compartilhava receitas de família.

O tempo passou, as amigas saíram do projeto e o site, o qual se dedica há 11 anos, foi rebatizado de Raquelícias. Entre idas e vindas da profissão formal, o blog foi um refúgio.

De 2018 a 2020, por exemplo, as receitinhas fáceis que formaram uma comunidade de quase 70 mil pessoas viraram o ganha-pão de Raquel.

Bolo de iogurte - Raquelícias - Raquelícias - Raquelícias
Cobertura sem fogão: só misturar leite condensado e limão
Imagem: Raquelícias

O contato excessivo com a cozinha na pandemia e as métricas das redes sociais, no entanto, a fizeram desencantar pelo negócio.

"O propósito de escrever para me trazer prazer se perdeu quando senti a pressão de fazer o que era tendência e o que as pessoas queriam."

Desde o ano passado, quando voltou a ocupar o cargo de produtora musical numa gravadora, a relação com a produção de conteúdo ficou mais leve.

A gastronomia, para mim, tem lugar de coisa boa. Gostei quando consegui deixar de viver disso para viver com isso".

Veja a receita em vídeo: