Topo

Governo de Pernambuco volta atrás e não autoriza cruzeiros para Noronha

Fernando de Noronha é área de proteção ambiental e não receberá cruzeiros, informou o governo e a administração das ilhas - João Vianna/Getty Images
Fernando de Noronha é área de proteção ambiental e não receberá cruzeiros, informou o governo e a administração das ilhas Imagem: João Vianna/Getty Images

De Nossa

17/11/2021 13h39

O governo de Pernambuco voltou atrás em relação à decisão anunciada na quinta-feira (11) e não autorizou a retomada de cruzeiros turísticos no arquipélago de Fernando de Noronha.

A liberação para a temporada 2021/2022 só é válida para o porto de Recife, informou a administração das ilhas à Nossa.

Diferente do divulgado na última quinta-feira, a liberação de cruzeiros em Pernambuco está restrita ao Recife. Fernando de Noronha não está incluído nessa permissão, uma vez que o arquipélago segue critérios rígidos de proteção ambiental retificou o governo do estado em nota.

As temporadas regulares de cruzeiros em Noronha estão suspensas desde 2013. O anúncio do retorno dos navios às ilhas, amplamente divulgado através das plataformas do governo nos últimos dias, surpreendeu viajantes nas redes sociais.

Em março de 2020, o então presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e atual ministro da pasta, Gilson Machado, mencionou um plano federal para liberar os cruzeiros em Noronha.

Na época, o secretário estadual do Meio Ambiente criticou a decisão. "As 21 ilhas do arquipélago abrigam uma biodiversidade única e não podem ser alvo do modelo de turismo predatório sugerido no vídeo publicado pelo senador Flávio Bolsonaro e o presidente da Embratur, Gilson Machado".

Com o aval da Anvisa, a temporada de cruzeiros foi retomada em portos brasileiros neste mês de novembro, após um hiato de 20 meses provocado pela pandemia de covid-19.