PUBLICIDADE
Topo

Laquear carnes: técnica que deixa a comida com crosta brilhante e saborosa

Costela laqueada, do Wood, em Gramado: cobertura brilhante de demi-glace - Divulgação
Costela laqueada, do Wood, em Gramado: cobertura brilhante de demi-glace Imagem: Divulgação

Gabrielli Menezes

De Nossa

16/11/2021 04h00

O termo laquear é comum quando se fala em móveis. Trata-se de uma camada extra que acerta eventuais imperfeições e deixa as superfícies lisas e brilhantes. Na cozinha, a técnica que leva esse nome serve para o mesmo fim. E mais: também agrega mais sabor à crostinha sobre o ingrediente.

"É como se passasse um verniz em cima da carne ou de outros alimentos no último momento de cocção. O molho fecha os poros de toda a parte externa, dá brilho e deixa a cor levemente mais escurra", diz Rodrigo Bellora, chef do interior do Rio Grande do Sul que serve costela bovina e costelinha de cordeiro laqueadas no restaurante Wood, em Gramado.

Seu exemplo máximo é o pato de Pequim, prato festivo típico chinês que, com a abertura da economia no país asiático, tornou-se mais popular e acessível.

"Hoje em dia, come-se o pato em qualquer esquina de Pequim. É muito consumido no Ano Novo e em aniversários, mas, como é trabalhoso, a maioria das pessoas compra pronto", conta Xuan Hou, chef e sócio do Hou, restaurante chinês em São Paulo.

Pato de pequim - Lisovskaya/Getty Images/iStockphoto - Lisovskaya/Getty Images/iStockphoto
Pato de pequim: crosta seca e laqueada
Imagem: Lisovskaya/Getty Images/iStockphoto

De acordo com Michel Darqué, professor da Le Cordon Bleu São Paulo, o pato primeiro é escaldado em água fervente, depois seco pendurado pelo pescoço num lugar ventilado por cerca de 72 horas e então finalmente assado.

A parte da laca ocorre com o molho pincelado diversas vezes por todo o pato até criar um revestimento avermelhado.

Simplificar para fazer em casa

Reproduzir o ícone chinês em casa é tarefa só para amadores craques e pacientes. Felizmente, há uma forma mais fácil de incorporar a técnica na cozinha do dia a dia: usando um molho agridoce ou rico em colágeno para finalizar as carnes ao fim do cozimento.

Michel sugere testar o processo com pernil, lombo de porco, peru, frango ou carnes bovinas, de curta (filé-mignon) ou longa cocção. A ideia inicial é temperar a proteína com sal e pimenta-do-reino e selar todos os lados numa panela quente com um fio de gordura.

Costelinha de cordeiro laqueada do Wood Lounge Bar & Restaurante, em Gramado - Divulgação - Divulgação
Costelinha de cordeiro glaceada: camada extra atrativa para os olhos
Imagem: Divulgação

Na sequência, basta aproveitar o fundinho "sujo" da panela para criar uma base aromática ao seu gosto. É importante ter vegetais adocicados, como a cenoura e um ingrediente ácido.

O professor indica refogar cebola, alho, alho-poró, cenoura, salsão e tomate, adicionar extrato de tomate e vinho e esperar ferver. Depois, é hora de assar a carne escolhida no forno, dentro de uma panela com tampa ou de um refratário coberto com papel alumínio, até ficar macia.

Coe o molho numa peneira e leve-o junto com a carne para a frigideira. Com a ajuda de um pincel, passe o líquido sobre toda a superfície do corte repetidas vezes, até formar uma camada brilhante. Em tempo: vale tomar cuidado para não queimar e amargar.

Outras sugestões

Coxinha de frango lambuzada com molho - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Coxinha de frango glaçada: molho à base de açúcar dá a finalização
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo prefere assar ou cozinhar a carne separadamente e finalizar a porção que será consumida na frigideira com molho demi-glace, feito a partir de ossos de boi.

Com o calor, o molho fica quase vitrificado ao redor da carne"

Outro termo usado para falar de molhos que na finalização dão efeito brilhante é "glaçar". Nesse caso, as carnes são lambuzadas na panela por um molho doce, à base de mel, melado ou açúcar, antes de ser servida.

Confira três receitas para garantir o brilho e sabor na finalização das carnes:

Molho demi-glace

Dificuldade Médio
Ver receita completa

Molho teriyaki

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Molho barbecue

Dificuldade Fácil
15 min
Ver receita completa