Topo

Aos 83 anos, ele se tornou o mais velho a completar trilha famosa nos EUA

M.J. Eberhart se tornou a pessoa mais velha do mundo a completar a Trilha dos Apalaches, nos EUA, aos 83 anos - Reprodução/Nimblewill Nomad
M.J. Eberhart se tornou a pessoa mais velha do mundo a completar a Trilha dos Apalaches, nos EUA, aos 83 anos Imagem: Reprodução/Nimblewill Nomad

De Nossa

11/11/2021 09h06

Um oftalmologista aposentado de 83 anos se tornou no domingo (7) o homem mais velho do mundo a completar a famosa trilha dos Apalaches, nos EUA, que já inspirou o filme "Por Aqui e Por Ali", com Robert Redford. As informações são do jornal "The New York Times".

M.J. Eberhart teve a companhia do antigo recordista, Dale Sanders, também conhecido como "Barba Cinza", na reta final da jornada de mais de 3.525 km. Sanders completou a trilha toda em 2017, aos 82.

Hoje com 86 anos, Barba Cinza dirigiu do estado do Tennessee ao Maine para encontrar com Eberhart — que responde por Nimblewill Nomad, algo como "Nômade Ágil" na estrada — e presenteá-lo com um bastão de trilha gravado para entregar a ele simbolicamente o recorde.

"Foi um momento de muita emoção, comecei a chorar novamente", escreveu Eberhart em seu blog, onde documentou o percurso iniciado em 5 de fevereiro de 2021.

O antigo recordista Dale Sanders, o Barba Cinza, com M.J. Eberhart (à direita) no trecho final dos Apalaches - Reprodução/Nimblewill Nomad - Reprodução/Nimblewill Nomad
O antigo recordista Dale Sanders, o Barba Cinza, com M.J. Eberhart (à direita) no trecho final dos Apalaches
Imagem: Reprodução/Nimblewill Nomad

No total, o médico passou por 15 estados americanos em 261 dias caminhando. Para alongar sua trilha, ele começou a jornada no Alabama, o que acrescentou algumas centenas de quilômetros ao desafio. Os Apalaches começam na Geórgia, ponto que Eberhart só alcançou no 39º dia de viagem.

Ele carregou durante o ano pouco mais de 4 kg de equipamentos que incluíram uma barraca, saco de dormir e iPhone, escrevendo sobre cada milhagem e conquista ao longo do caminho.

O órgão de Conservação da Trilha dos Apalaches só considera uma trilha completa para recordes se todo o percurso for realizado em até 12 meses. No caso de Eberhart, ele terminou a viagem em 9 meses.

Após o fim da viagem, Sanders presenteou Eberhart com o bastão de trilha com o novo recorde em uma comemoração na casa de amigos do médico em Massachusetts, onde está hospedado. Eles dançaram e beberam espumante juntos - Reprodução/Nimblewill Nomad - Reprodução/Nimblewill Nomad
Após o fim da viagem, Sanders presenteou Eberhart com o bastão de trilha com o novo recorde em uma comemoração na casa de amigos do médico em Massachusetts, onde está hospedado. Eles dançaram e beberam espumante juntos
Imagem: Reprodução/Nimblewill Nomad

Ao Times, o novo recordista disse que enfrentou o mau tempo e teve que mudar o trajeto, perdeu 6,8 kg no caminho e sentiu muita dor, mas que desistir não era uma opção. Esta foi a terceira vez que o médico aposentado concluiu a Trilha dos Apalaches; a primeira vez aconteceu em 1998 e a segunda em 2002, ambas como partes de objetivos e percursos ainda mais longos.

Ele comemorou o feito com direito a espumante entre amigos em Massachusetts e ainda não tem planos para o que vem a seguir. "Tenho 83 anos. Apenas espero estar aqui amanhã", refletiu.