Topo

Livros na décor: 6 dicas de como otimizar espaços e mostrar coleções

Livros por todos os lados? Aproveite para usá-los na decoração - Unsplash
Livros por todos os lados? Aproveite para usá-los na decoração Imagem: Unsplash

Dan Novachi e Nathalie Ayres

Colaboração para Nossa

29/10/2021 04h00

Uma nova forma de ostentação surgiu nas reuniões online da pandemia: a estante recheada de livros atrás das pessoas no quadradinho do Zoom, Skype, Teams, etc...

Porém, não é de hoje que os livros se tornaram um item de decoração, e não só de quem quer se passar por intelectual. Após anos de baixa nos mercados literários e o advento dos livros online, as editoras e livrarias voltaram com tudo, investindo em edições cada vez mais bonitas e em pacotes e coleções que não deixam a desejar a nenhum item decorativo.

Por outro lado, a tendência de viver em espaços cada vez mais compactos parece inicialmente ser incompatível com bibliotecas físicas. É seu caso?

A solução para conciliar esses dois movimentos é tornar os livros parte dos vários cômodos da casa, abrangendo soluções criativas que agregam muito à decoração. Veja ideias de como fazer isso:

1. Em composições com objetos

Lugar de livro queridinho não é só na cabeceira! A arquiteta Amanda Nunes, do StudioTERRAL, indica o uso de livros misturados a outros objetos como uma forma prática de integrar seus favoritos à decoração da casa. Quer jeito melhor de imprimir sua personalidade ao seu cantinho?

Algumas ideias legais são colocar alguns livros apoiados sobre banquinhos ou cadeiras ou usar de apoio para plantas e objetos. Apostar na decoração de livros até no chão fica interessante", indica Nunes.

Livros podem ser organizados até mesmo em um banquinho - Reprodução/Instagram@studioterral - Reprodução/Instagram@studioterral
Livros podem ser organizados até mesmo em um banquinho
Imagem: Reprodução/Instagram@studioterral
Livros também podem se tornar bonitos objetos de decoração - Reprodução/@studioterral - Reprodução/@studioterral
Livros também podem se tornar bonitos objetos de decoração
Imagem: Reprodução/@studioterral

Dá para uni-los a outros objetos, como cerâmicas, velas, cestinhas de palha, vasos? Nas estantes, é possível juntá-los a plantas pendentes, por exemplo.

Nessas horas, dá até para seguir até uma estética e não só gosto literário. "Gostamos muito de juntar livros da mesma cor e colocá-los em cima de estantes ou mesinha de cabeceira, criando efeito de objeto de decoração", indica a especialista.

Livros podem virar até uma espécie de mesinha - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Livros podem virar até uma espécie de mesinha
Imagem: Reprodução/Pinterest

2. Transforme os livros na sua mesinha

Pilhas de livros no chão podem ser funcionais, se usadas como aparador para outros objetos. E não há limites para a imaginação aqui: podem ser livros grossos ou mais finos, coloridos ou de uma cor só. O importante é organizá-los do jeito que mais te agrada.

Por cima, você pode colocar o que quiser: plantas, vasos, outros objetos decorativos? Só tenha em mente que muitas vezes esse aparador não será tão firme (vai depender muito do tipo de livro escolhido para compor a montagem) e não deve levar objetos quentes ou úmidos por cima. Apoiar em uma parede é uma boa pedida!

3. Livro de cabeceira fora do lugar comum

Livros na cabeceira são um clássico  - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Livros na cabeceira são um clássico
Imagem: Reprodução/Pinterest
... mas não precisa ter sempre a mesma cara - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
... mas não precisa ter sempre a mesma cara
Imagem: Reprodução/Pinterest

Se você gosta de ler na cama antes de dormir, mas quer uma mesinha de apoio mais do que funcional, pode tentar harmonizar outros objetos com ele. A arquiteta indica uma moringa, um abajur bonito, ou mesmo mais livros.

Fica legal também selecionar alguns outros livros na mesma paleta de cores do que você estiver lendo atualmente para criar uma composição", aconselha.

4. Livros no banheiro e na cozinha? Pode sim

O mais natural é imaginar colocar livros na decoração da sala, escritório e até no quarto. Mas não há limites para a imaginação e até o banheiro, cozinha e lavanderia podem receber esses itens para valorizar seu espaço e trazer mais personalidade ao local.

Livros na cozinha? Sim, mas não qualquer um - Reprodução/Instagram@apto.21 - Reprodução/Instagram@apto.21
Livros na cozinha? Sim, mas não qualquer um
Imagem: Reprodução/Instagram@apto.21

No entanto, nesses locais úmidos, é preciso ter alguns tipos de cuidados:

Uma ideia boa é apostar em livros de capa dura — mais resistentes — nestes ambientes. Também é legal notar pontos da casa em que bate sol direto, pois pode acabar desgastando a capa dos livros", explica Amanda Nunes.

Toda atenção ao seu canto de leitura - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Toda atenção ao seu canto de leitura
Imagem: Reprodução/Pinterest

5. Invista no seu cantinho da leitura

Se ler realmente é importante para você, vale concentrar a maior parte dos livros em um cantinho de leitura. Colocando-os no chão ou arrumando-os em estantes, não esqueça de incluir outros objetos para trazer um aconchego.

"Para compor a atmosfera use uma poltrona confortável, um aromatizador, tapete e abajur de piso são boas opções", enumera Amanda.

6. No quarto das crianças

Livros infantis costumam ser coloridos, alegres, e ótimos itens decorativos para o quarto dos pequenos.

Gostamos muito de apostar em decoração montessoriana e colocar as prateleiras com os livros na altura do olhar das crianças", explica Nunes.

O espaço, além deo bonito, precisa ser funcional e incentivar que seu filho leia e se divirta. "Sugerimos também colocar um tapete confortável e jogar algumas almofadas no chão, por exemplo — criando um ambiente divertido, lúdico e aconchegante para os pequenos leitores", finaliza a arquiteta.

Cantinho da leitura de quarto infantil pode ser criativo - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Cantinho da leitura de quarto infantil pode ser criativo
Imagem: Reprodução/Pinterest
Objetos criativos e cores não podem ficar de fora - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Objetos criativos e cores não podem ficar de fora
Imagem: Reprodução/Pinterest