Topo

Como tirar mancha de vinho? Dicas para limpar a sujeira de forma efetiva

Derrubou vinho na roupa, estofado ou tapete? Saiba como limpar - iStockphotos
Derrubou vinho na roupa, estofado ou tapete? Saiba como limpar Imagem: iStockphotos

Gustavo Frank

De Nossa

29/10/2021 09h28

Beber uma taça de vinho faz bem para o coração. Pelo menos, essa é a desculpa que muitos de nós usamos para o fim das nossas noites. O problema é quando a bebida acaba caindo nas roupa, tapetes e estofados. Logo, uma das perguntas mais frequentes é: como remover essas manchas?

Para Nossa, João Pedro Lúcio, coordenador técnico da Maria Brasileira, listou algumas das possíveis soluções para remover a mancha causada pelo vinho, deixando tudo novinho em folha.

"É muito importante testar antes a dica que deseja usar em um tecido similar ao que está manchado para evitar um dano maior", reforça.

Na dúvida, use produtos industrializados disponíveis no mercado, indicados para o tipo de tecido em questão."

Dica 1
Limpe rápido

Isso permite que você não tenha que usar produtos muito corrosivos. Coloque imediatamente um papel toalha sobre a área úmida para absorver o excesso e, depois, deixe-o na água corrente para que não dê tempo do líquido penetrar profundamente no tecido.

Se achar necessário, esfregue em cima da mancha com água natural.

Dica 2
Limão e Sal

Faça uma mistura dos dois ingredientes e aplique na mancha. Aguarde enquanto a mistura age no tecido, o que pode levar de 30 minutos a 1 hora, até que ela seja completamente retirada. Depois, lave com água morna e sabão.

Se a roupa for branca, coloque no sol para secar e, se for colorida, deixe em algum local na sombra.

Quando terminar, é importante lavar bem as mãos para evitar manchar a pele.

Dica 3
Vinagre branco

Primeiro retire o excesso do vinho com guardanapo de papel. Então faça uma solução com 3 partes de vinagre e uma de água morna.

Despeje o líquido sobre o tecido e deixe agir de 10 a 15 minutos. Depois disso, lave a sua roupa normalmente, com água e sabão.

Dica 4
Água oxigenada e sabão

Essa é a opção mais corrosiva aos tecidos, por isso, use com moderação.

Misture:

  • 04 colheres (sopa) de água
  • ½ colher (sopa) de sabão em pó ou detergente líquido
  • 3 colheres (sopa) de água oxigenada de volume 30 ou 40

Misture tudo e coloque sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos e esfregue com uma escova de cerdas macias. Enxágue a região e repita o processo até a mancha desaparecer. Depois disso, é só lavar normalmente com água e sabão.

Não utilize esse método em tecidos coloridos.

Dica 5
Bicarbonato de sódio

Basta aplicar o ingrediente diretamente na área manchada do tecido, deixar agir por alguns minutos e depois lavar normalmente, com água e sabão.

Dicas finais

Não coloque a roupa manchada com outras peças na máquina de lavar. É ideal que esta peça, em especial, você lave na mão para esfregar a parte onde caiu o vinho.