Topo

Cauã em dose dupla e Alinne Moraes ousada: os looks de "Um Lugar ao Sol"

Cauã Reymond como Christian e Renato: com exclusividade para Nossa, o processo por trás da criação dos looks dos personagens da nova novela da Globo - Fábio Rocha/Globo
Cauã Reymond como Christian e Renato: com exclusividade para Nossa, o processo por trás da criação dos looks dos personagens da nova novela da Globo Imagem: Fábio Rocha/Globo

Gustavo Frank

De Nossa

28/10/2021 04h00

"Um Lugar ao Sol" é uma das primeiras novelas inéditas da TV Globo após a interrupção das gravações em consequência da pandemia do coronavírus. Com estreia marcada para o dia 8 de novembro, no horário nobre da programação, a moda tem um papel insubstituível para a trama: criar a imagem dos personagens que acompanharemos nos próximos meses.

Com exclusividade para Nossa, o figurinista Antonio Medeiros e a caracterizadora Núbia Maísa revelaram todo o processo por trás da criação do elenco, que contará com Cauã Reymond em dose dupla, interpretando os irmãos gêmeos Christian e Renato, e Alinne Moraes como Bárbara. Entre muitos outros.

"Um dos nossos desafios foi conseguir entregar os figurinos propostos para cada personagem em condições que atendessem nosso protocolo de higienização, sem alterar ou ruir o estilo e a essência de cada personagem", conta Antônio Medeiros, responsável pelo figurino da novela.

A caracterizadora Núbia Maísa complementa: "Tivemos que nos reinventar: manter distanciamento, usar álcool e máscara o tempo todo, além de macacões e aventais."

Christian e Renato
Interpretados por Cauã Reymond

Cauã Reymond como Renato em "Um Lugar ao Sol" - Fábio Rocha/Globo - Fábio Rocha/Globo
Cauã Reymond como Renato em "Um Lugar ao Sol"
Imagem: Fábio Rocha/Globo
Cauã Reymond como Christian para "Um Lugar ao Sol" - Globo/Fábio Rocha - Globo/Fábio Rocha
Cauã Reymond como Christian para "Um Lugar ao Sol"
Imagem: Globo/Fábio Rocha

Entres as composições feitas está a dos gêmeos Christian e Renato, ambos vividos por Cauã Reymond. Para construção do figurino desses personagens, o figurinista e a caracterizadora partiram do ponto de origem dos universos que estavam retratando — uma vez que existe uma linha social que os distancia, mas que em algum momento na trama colide.

"Christian é o gêmeo que cresce em Goiânia. Pensamos em retratá-lo como parte desse universo, ambientá-lo como parte desse lugar, traçando recortes, influências, em um imaginário estético composto por composições e montagens sobrepostas de figurinos e peças desgastadas pelo tempo".

As peças são levemente tingidas, em paleta de cor terrosa, com lavagens, para acentuar sua personalidade resiliente, contornando, assim, séries de simbolismos que transmitissem a sua posição social, e retratassem a subjetividade de seu personagem."

Já Renato é o irmão gêmeo adotado por uma família rica carioca, ambientada na Zona Sul do Rio.

"Construímos o figurino do Renato em seu universo", complementa o figurinista. "Traçamos os recortes de distanciamentos sociais dos irmãos, assim como o desdobramento entre os universos que orbitam, influenciando seus costumes. A paleta de cor do Renato flerta com os pretos e com jeans estonados".

Núbia conta que, para a caracterização dos gêmeos, foram utilizadas ainda perucas para criar o visual deles ainda jovens, além de tatuagens — que foram feitas constantemente ao longo das gravações, que aconteceram ao longo da pandemia.

"Nas cenas em que tem 18 anos, Christian usa uma peruca com divisão lateral e naturalmente penteada, com aparência de um rapaz simples, sem condições", diz a caracterizadora. "Por outro lado, para o Renato, um rapaz rico, inconsequente, que tem tudo de melhor, apesar de nunca ter trabalhado ou estudado, optamos por uma peruca com corte médio, cacheado, mais despojado, além de uma tatuagem de um corvo nas costas".

A partir da passagem de tempo na trama, optamos por uma caracterização mais prática possível, pensando em viabilizar as trocas durante as gravações, já que teríamos um 'terceiro' personagem, desde o momento que um assume o lugar do outro".

Bárbara
Interpretada por Alinne Moraes

Alinne Moraes como Bárbara em "Um Lugar ao Sol" - Globo/Fábio Rocha - Globo/Fábio Rocha
Alinne Moraes como Bárbara em "Um Lugar ao Sol"
Imagem: Globo/Fábio Rocha
Alinne Moraes como Bárbara em "Um Lugar ao Sol" - Globo/Fábio Rocha - Globo/Fábio Rocha
Alinne Moraes como Bárbara em "Um Lugar ao Sol"
Imagem: Globo/Fábio Rocha

Bárbara, que será interpretada pela atriz Alinne Moraes, tem o figurino e caracterização de uma mulher sofisticada e intuitiva.

"É um guarda-roupa que evidencia elementos de um feminino forte, ousado e contemporâneo. Em Bárbara encontramos fortemente a presença da assimetria, em cores marcantes. Recortes, que propõem a quebra da rigidez, e flerta levemente com a rebeldia", comenta Antônio Medeiros.

Lara
Interpretada por Andreia Horta

Andreia Horta como Lara em "Um Lugar ao Sol" - Fábio Rocha/Globo - Fábio Rocha/Globo
Andreia Horta como Lara em "Um Lugar ao Sol"
Imagem: Fábio Rocha/Globo
Andreia Horta como Lara em "Um Lugar ao Sol" - Fábio Rocha/Globo - Fábio Rocha/Globo
Andreia Horta como Lara em "Um Lugar ao Sol"
Imagem: Fábio Rocha/Globo

Lara, interpretada por Andréia Horta, outra figura central da história, é denominada pela dupla como uma "mulher com garra, persuasão e força".

"A construção de seus figurinos evidência e transborda suas personalidades. A Lara é muito ligada à liberdade, à leveza e tem um apego ao que é natural e artesanal", afirma o figurinista Medeiros. "Seu figurino abraça uma variedade de modelagens, cores e tecidos, e traz em sua essência um regionalismo discreto, urbano e feminino".

Em relação à caracterização, Lara ganhou um visual que combina com a praticidade. "Lara é uma mulher bonita, simples, despojada, trabalhadora, com um corte de cabelo mais moderno e prático, a maquiagem mais leve, com um batom vermelho marcado apenas para algumas ocasiões", ressalta Núbia Maísa.

A moda em "Um Lugar ao Sol"
Universo fashion fará parte de trama

Andrea Beltrão como Rebeca em "Um Lugar ao Sol" - Fábio Rocha/Globo - Fábio Rocha/Globo
Andrea Beltrão como Rebeca em "Um Lugar ao Sol"
Imagem: Fábio Rocha/Globo
Mariana Lima como Ilana em "Um Lugar ao Sol" - Fábio Rocha/Globo - Fábio Rocha/Globo
Mariana Lima como Ilana em "Um Lugar ao Sol"
Imagem: Fábio Rocha/Globo

Em "Um Lugar ao Sol", a novela abordará ainda o universo da moda, com as personagens Rebeca (Andrea Beltrão) e Ilana (Mariana Lima), duas grandes amigas e ex-modelos.

"Ambas foram personalidades badaladas no mundo da moda, independente do estilo de vida que possuem no presente, seria impossível o passado não se materializar em suas vidas atuais. São mulheres que vestiram a moda de sua época e que, de certa maneira, ainda carregam esse ruído", pontua Antônio.

Núbia conclui: "No dia a dia, Rebeca e Ilana estão o mais natural possível, com cabelos curtos, práticos, e com pouca maquiagem. Deixamos o glamour para festas, eventos, fotos e desfiles que teremos durante a novela".