Topo

Os mais espetaculares locais de pouso ao redor do mundo; conheça 15 deles

A vista da chegada aérea ao Rio de Janeiro é considerada uma das mais bonitas do mundo - Reprodução/Wikimedia/Mike Peel
A vista da chegada aérea ao Rio de Janeiro é considerada uma das mais bonitas do mundo Imagem: Reprodução/Wikimedia/Mike Peel

Colaboração para o UOL

24/10/2021 04h00Atualizada em 31/10/2021 16h12

Cobrindo pautas de viagens a partir da Itália, a jornalista Julia Buckley, da CNN, já teve uma série de experiências que vão além da descoberta de locais, culturas e comidas novas. Em uma recente publicação, ela apontou os locais de pouso mais espetaculares do mundo - a visão superior de aeroportos que mais impactam turistas, na opinião de quem já conheceu parte significativa do planeta. E com um sabor brasileiro no topo da lista.

Seja o visual antes da descida, as belezas naturais ou as luzes acolhedoras, a lista reforça aquele desejo eterno de seguir viajando, que cativa muita gente. E quem abre as recomendações é uma cidade brasileira em que quase todo mundo, de fato, adora pousar, o Rio de Janeiro - e também há uma citação a São Paulo. Confira:

1. Rio de Janeiro, Brasil

Apesar do Galeão ser responsável pelos pousos internacionais, Julia recomenda a visão do Rio a partir da descida no Santos Dumont, que atende destinos domésticos. Ela recomenda sentar-se no lado direito para visualizar melhor o Pão de Açúcar e todo o complexo da Baía da Guanabara.

Rio de Janeiro, Brasil - Reprodução/Aeromagazine - Reprodução/Aeromagazine
Rio de Janeiro, Brasil
Imagem: Reprodução/Aeromagazine

2. Malé, Maldivas

O Aeroporto Internacional de Velana, próximo à costa de Malé, na ilha de Hulhulé, construído na década de 1960, é um dos primeiros encantos de quem vai às Maldivas. O local oferece visão privilegiada de atóis frente ao Oceano Índico, em ambos os lados dos voos.

Malé, Maldivas - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Malé, Maldivas
Imagem: Reprodução/Twitter

3. Veneza, Itália

A lista convida o viajante a perceber o formato de peixe que Veneza aparenta ter, do alto. Recomenda-se um lugar à direita do avião para visualizar as barreiras contra inundações, a ilha de Lido, telhados de terracota, campanários atarracados e até trechos do Grande Canal.

Veneza, Itália - Reprodução/Wikimedia/Rui Sousa - Reprodução/Wikimedia/Rui Sousa
Veneza, Itália
Imagem: Reprodução/Wikimedia/Rui Sousa

4. Cape Town, África do Sul

Cercada por dois oceanos - o Índico e o Atlântico - e com a Table Mountain surgindo ao fundo, a Cidade do Cabo se equipara ao Rio de Janeiro em um cenário natural espetacular. Sente-se do lado direito e, se estiver em uma aterrissagem a noroeste, você deve avistar a Table Mountain, aparecendo acima das nuvens.

Cape Town, África do Sul  - Reprodução/Wikimedia/Hilton1949 - Reprodução/Wikimedia/Hilton1949
Cape Town, África do Sul
Imagem: Reprodução/Wikimedia/Hilton1949

5. São Francisco (EUA)

Com sua mistura de litoral e colinas, São Francisco se iguala à Cidade do Cabo e ao Rio de Janeiro em beleza natural impressionante. A melhor visão é na decolagem, quando o lado esquerdo geralmente pode oferecer vistas da cidade e da Ponte Golden Gate antes de virar para o leste. Ao pousar, qualquer um dos lados deve oferecer vistas do mar.

São Francisco, EUA - Reprodução/Wikimedia/deror_avi - Reprodução/Wikimedia/deror_avi
São Francisco, EUA
Imagem: Reprodução/Wikimedia/deror_avi

6. Gênova, Itália

Existem poucas maneiras melhores de fazer uma entrada no Mediterrâneo do que aterrissar no aeroporto de Gênova, cuja pista é uma península no mar da Ligúria. Para ver as casas coloridas do centro da cidade de Gênova, com montanhas se erguendo atrás delas, sente-se à direita. Se você preferir a sensação de pousar na água, escolha a esquerda - você verá a pista antes da aterrissagem.

Gênova, Itália - Reprodução/Wikimedia/Santiago Puig Viladomiu - Reprodução/Wikimedia/Santiago Puig Viladomiu
Gênova, Itália
Imagem: Reprodução/Wikimedia/Santiago Puig Viladomiu

7. London Heathrow, Reino Unido

A rota que leva ao aeroporto de Heathrow traz uma vista aérea de Londres, enquanto sobrevoa seus marcos na aterrissagem. Você seguirá o Tâmisa, passando por Greenwich e Canary Wharf, pela London Bridge e pela St Paul's Church e, finalmente, pelo Palácio de Buckingham e os parques reais que o cercam. Você verá também o Estádio de Wembley.

London Heathrow, Reino Unido - Reprodução/Wikimedia/Katie Chan - Reprodução/Wikimedia/Katie Chan
London Heathrow, Reino Unido
Imagem: Reprodução/Wikimedia/Katie Chan

8. Kigali, Ruanda

Ruanda é linda vista do ar e a descida em direção à capital Kigali mostra o que há de melhor no país. Atravessando da República Democrática do Congo até Ruanda, você descerá sobre colinas verdes exuberantes, salpicadas de casas e faixas vermelhas das estradas de terra locais. Do lado direito, você pode vislumbrar o Lago Kivu.

Kigali, República Democrática do Congo - Reprodução/Wikimedia/US Department of State - Reprodução/Wikimedia/US Department of State
Kigali, Ruanda
Imagem: Reprodução/Wikimedia/US Department of State

9. Nice, França

O aeroporto de Nice é construído sobre a água, com a pista em terrenos recuperados. Do lado esquerdo, você passará pela costa da Côte d'Azur ao chegar, enquanto à direita verá o mar cintilante. Sentar-se à esquerda para a decolagem também deve render a você vistas do principado de Mônaco.

Nice, França - Reprodução/Wikimedia/Olivier Cleynen - Reprodução/Wikimedia/Olivier Cleynen
Nice, França
Imagem: Reprodução/Wikimedia/Olivier Cleynen

10. São Paulo, Brasil

São Paulo pode parecer assustadoramente imensa a partir do solo, mas vê-la durante o sobrevoo é uma coisa totalmente diferente. Faça um voo noturno para ver a paisagem urbana surgindo abaixo de você, uma galáxia de luzes brilhando tão forte que, mesmo sob a cobertura de nuvens, essas mesmas nuvens brilham como se estivessem vivas. De onde quer que você se sente, você terá uma vista deslumbrante.

São Paulo, Brasil - Reprodução/Mapio - Reprodução/Mapio
São Paulo, Brasil
Imagem: Reprodução/Mapio

11. Innsbruck, Áustria

O principal aeroporto da região do Tirol, na Áustria, é cercado por montanhas por todos os lados, as quais os aviões devem superar na descida final antes de chegar ao vale para pousar. Só isso faz da chegada uma entrada espetacular. Principalmente no inverno, quando as montanhas estão cobertas de neve. Ambos os lados são espetaculares.

Innsbruck, Áustria - Reprodução/Wikimedia/Rolf Kickuth - Reprodução/Wikimedia/Rolf Kickuth
Innsbruck, Áustria
Imagem: Reprodução/Wikimedia/Rolf Kickuth

12. Queenstown, Nova Zelândia

As condições do tempo são o principal problema quando você voa até o aeroporto principal na Ilha Sul da Nova Zelândia, mas, se as nuvens derem trégua, pousar nesse aeroporto significa apreciar vistas espetaculares dos Alpes da Ilha Sul. O lado esquerdo deve dar a você as melhores vistas das montanhas e da costa da Ilha Sul à sua frente.

Queenstown, Nova Zelândia - Reprodução/Wikimedia/Christopher Michel - Reprodução/Wikimedia/Christopher Michel
Queenstown, Nova Zelândia
Imagem: Reprodução/Wikimedia/Christopher Michel

13. Hong Kong, China

O Aeroporto Internacional de Hong Kong foi construído em um terreno recuperado no Mar da China Meridional, então você já sabe que esse será outro grande pouso. A vista do Mar da China Meridional e suas ilhas é soberba. Você sobrevoará navios de contêineres, barcos de pesca e juncos, antes de descer perto da ilha de Lantau (geralmente à direita) e chegar à pista.

Hong Kong, China - Reprodução/Wikimedia/ken93110 - Reprodução/Wikimedia/ken93110
Hong Kong, China
Imagem: Reprodução/Wikimedia/ken93110

14. Santiago, Chile

Se você gosta de montanhas cobertas de neve, este é o destino ideal. Você terá uma vista deslumbrante dos Andes ao chegar a Santiago, onde as colinas áridas dão lugar às planícies, sem falar nas montanhas que se elevam ao longe, conforme você aterrissa. Fique do lado esquerdo para aproveitar a vista dos Andes durante toda a descida.

Santiago, Chile - Reprodução/Wikimedia/WeHaKa - Reprodução/Wikimedia/WeHaKa
Santiago, Chile
Imagem: Reprodução/Wikimedia/WeHaKa

15. Las Vegas

Sente-se à direita do avião e olhe para o norte ao aterrissar em Las Vegas para aproveitar vistas espetaculares. Faça um voo noturno para ver as luzes de néon iluminando a cidade, ou voe durante o dia para vistas do infinito deserto de Mojave que a rodeia. O voo geralmente faz a chegada sobre o Lago Mead e a Represa Hoover, enquanto as decolagens levam você a passar sobre as colinas de arenito do Red Rock Canyon.

Las Vegas, EUA - Reprodução/Wikimedia/Ken Lund - Reprodução/Wikimedia/Ken Lund
Las Vegas, EUA
Imagem: Reprodução/Wikimedia/Ken Lund