PUBLICIDADE
Topo

Quando montar a árvore de Natal em 2021? Marque a data no seu calendário

Árvore de Natal no Brasil costuma ser montada no primeiro domingo do Advento - iStock/Getty Images
Árvore de Natal no Brasil costuma ser montada no primeiro domingo do Advento Imagem: iStock/Getty Images

De Nossa

18/10/2021 12h35

Entusiastas do Natal, comerciantes e apressados em geral — como os habitantes desta cidade na Espanha que começaram as comemorações em agosto — acreditam na teoria de que quanto mais cedo decorar a casa para as festas, melhor. No entanto, dependendo da sua religião ou país em que mora, a resposta para a pergunta desta matéria pode variar bastante.

De maneira geral, o Natal é uma festa cristã, embora pessoas com fé distinta tenham encontrado sua própria forma de celebrar o fim de ano. A tradição católica histórica no Brasil indica que a data para inaugurar sua árvore seria o primeiro domingo do Advento, que no calendário litúrgico de 2021 cai em 28 de novembro.

No entanto, outros países católicos, como Portugal e Itália, costumam privilegiar outra data para montar a árvore: 8 de dezembro, o dia da Imaculada Conceição, que lembra o momento em que a Virgem Maria é concebida sem pecado.

O dogma é venerado também por anglicanos e ortodoxos, embora russos e coptas, os cristãos egípcios, deixem para montar a árvore depois do dia 25, já que o Natal deles é comemorado em 7 de janeiro.

Árvore de Natal - iStock/Getty Images - iStock/Getty Images
As tradições para o período podem variar de acordo com país, religião ou até família
Imagem: iStock/Getty Images

E enquanto no próprio Vaticano a data de inauguração da árvore na Praça de São Pedro tem flutuado no início de dezembro, nos EUA a árvore é montada ainda no fim de novembro. O costume, segundo a revista Southern Living, é partir para a decoração do pinheiro no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, que em 2021 será celebrado em 25 de novembro.

Já nas terras da rainha — Reino Unido e Austrália —, a árvore costumava aparecer nas salas das casas entre 22 e 24 de dezembro. De acordo com o historiador Martin Johnes, autor de "Christmas and the British: A Modern History", colocar a decoração com antecedência já foi visto como sinal de má sorte.

A tradição teria sido emprestada dos alemães ainda no século 16, mas se solidificou na era vitoriana pelos países do Commonwealth.

Quando desmontá-la?

É comum nos EUA a despedida da árvore já no chamado "Boxing Day", dia 26 de dezembro, em que os americanos costumam trocar presentes, fazer doações aos necessitados e as tradicionais compras em promoção.

No Brasil e em diversos outros países, contudo, a tradição é desmontar a árvore após o Dia de Reis, em 6 de janeiro, que comemora a visita dos Reis Magos a Jesus com presentes.

Já o Vaticano orienta que o encerramento das comemorações natalinas aconteça no dia 13 de janeiro, depois da celebração do batismo de Cristo — último rito do Tempo do Natal no calendário litúrgico — que ocorre anualmente no dia 12.