PUBLICIDADE
Topo

Grama na parede e balanço dão clima de diversão a apê de fenômeno da web

Ricardo Fontenelle, do "Ideias Diferentes", aposta em elementos divertidos para dar personalidade ao apê - Arquivo Pessoal
Ricardo Fontenelle, do "Ideias Diferentes", aposta em elementos divertidos para dar personalidade ao apê Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

14/10/2021 04h00

Uma casa laboratório, que dá liberdade às aventuras e às ideias colecionadas. Assim é o apartamento de Ricardo Fontenelle, criador de conteúdo à frente do Instagram @ideiasdiferentes, que já soma 1,4 milhões de seguidores, um fenômeno na internet.

Ele chegou a este lar em 2014, um ano após se estabelecer em São Paulo, vindo de Fortaleza, Ceará, a fim de cursar Design de Produto. "Já era entusiasta da decoração e guardava as referências de imagens no perfil. Quando vim morar neste apartamento de 75 m² coloquei as ideias em prática e funcionou como um laboratório mesmo", diz ele, no bairro Santa Cecília.

Por conta disso, o lugar já teve várias configurações. "Atualmente o estilo é descontraído, tropical, um pouco industrial...é muito a minha cara. As inspirações são muitas, mas quando o toque final é nosso, ganha uma cara única."

Sala de estar do apê - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Sala de estar do apê
Imagem: Arquivo Pessoal
Balanço incorporado à decoração - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Balanço incorporado à decoração
Imagem: Arquivo Pessoal

Ricardo vive entrando na casa das pessoas. Desde que a pandemia se instalou, seu perfil no Instagram mostra lares diferentes pelo menos três vezes na semana. Deles, sempre surgem boas ideias que o inspiram. "Sou tímido, morria de vergonha de fazer lives. Mas acredito que foram mais de 350 visitas às casas das pessoas dessa forma", conta.

Além disso, Ricardo produz a Feira das Ideias, evento que reúne pequenos produtores de roupas, objetos de decoração, plantas, comidinhas e acontece nos dias 22 e 23 de outubro na Rua General Jardim, 508, em São Paulo. Para quem ama o universo décor, prato cheio.

Detalhes da decoração com quadros e plantas - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Detalhes da decoração com quadros e plantas
Imagem: Arquivo Pessoal
Sala de estar traz ainda um parque para o gatinho - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Sala de estar traz ainda um parque para o gatinho
Imagem: Arquivo Pessoal

Grama na parede

Parede de grama de Ricardo Fontenelle - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Parede de grama do apartamento de Ricardo Fontenelle
Imagem: Arquivo Pessoal

Ideias inusitadas? Neste apê há várias. Veja a parede de grama sintética, ou o balanço no meio da sala. "Coleciono arte de rua, como os grafites e vou mudando os quadros. As plantas se multiplicaram aqui na pandemia", diz ele.

Recentemente ele instalou um playground nas paredes — ali os três gatos disputam as prateleiras e o sofá com mais três cachorros. "É sucesso demais aqui entre eles. Os meus cachorros dominam o sofá", ri.

Um dos quartos é do morador e o outro é um versátil quarto de hóspedes, dividido após uma pintura setorizada. "As pessoas pedem dicas principalmente sobre home office. Taí uma delas: simplesmente pintando consegui delimitar o espaço."

Quarto de Ricardo - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Quarto de Ricardo
Imagem: Arquivo Pessoal
Espaço reserva também home office - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Espaço reserva também home office
Imagem: Arquivo Pessoal

Entre o estilo industrial e o tropical, surgem móveis mais clássicos, afinal, nada aqui tem muito rótulo. "Minha casa é meu chão, é aquele edredom de criança que traz todo o conforto, sabe? Aqui posso ser eu mesmo, com a liberdade de criar e fazer fluir o que gosto."

Dicas de Ricardo para ter uma casa diferente

Para Ricardo, cores, luz e explorar todos os objetos decorativos de casa são elementos a se explorar para conquistar apê único - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Para Ricardo, cores, luz e explorar todos os objetos decorativos de casa são elementos a se explorar para conquistar apê único
Imagem: Arquivo Pessoal
  • Cor: conheça as suas: "Elas sempre trazem um diferencial à casa. Entenda as que você gosta e vá para as tonalidades que refletem você. É importante saber se você prefere cores nos objetos ou nas paredes, e em que estilo você as quer: maximalista ou minimalista? Conhecer a si mesmo é essencial, senão nada vai te agradar";
  • Confie: "Todo mundo consegue dar um tapa na casa. Fazendo uma mudança por vez, você vai ter uma casa mais alto-astral";
  • Use tudo: "E deixe exposto tudo o que você tem. Adoro quando todos os cômodos são usados. Não gosto de casa-vitrine, feita para ficar arrumadinha e ninguém usar";
  • Luz: "Iluminação é muito importante e há muita confusão nesse tema. Na cozinha por exemplo, deixe de lado a luz totalmente branca. Se ela for um pouco amarelada, isso ajuda a dar um clima de conforto. Você vai usar mais os lugares se souber usar as luzes certas em cada um deles";
  • Decore sempre: "Sou pisciano e gosto de tudo o que vejo, tenho mil referências em pastas. Por isso, estou sempre mudando pequenas coisas de lugar. Todo final de semana mudo objetos e móveis e organizo, usando essas referências. Se nós como pessoas mudamos sempre, não há por que ter uma casa estática, que não muda nunca, né?"

@s que me inspiram

@cicaregomacedo

“Adoro a forma que Ciça Rego Macedo aborda a arquitetura e decoração e como ela trabalha as redes sociais e cativa uma tribo bem engajada.”

@lifebylufe

“Eu me encanto com o olhar do Lufe para a decoração, reforçando a personalidade e memória afetiva dos ambientes que visita. Gosto também de como ele trabalha o YouTube.”