PUBLICIDADE
Topo

Quanto custa uma piscina infinita? Veja dicas para ter o espaço dos sonhos

Pensando em ter uma piscina em casa? Confira como se planejar para essa nova etapa  - Getty Images
Pensando em ter uma piscina em casa? Confira como se planejar para essa nova etapa Imagem: Getty Images

De Nossa

10/10/2021 04h00

Com a chegada da primavera, os projetos para construção de piscinas "transbordam". A diminuição das chuvas e a proximidade com o verão faz com que as pessoas comecem a sonhar em ter um espaço para curtir e se refrescar durante a estação mais quente do ano.

Segundo Leandro Rhiaff, arquiteto do Rio de Janeiro, as piscinas com bordas infinitas, que tenham hidromassagem em partes mais rasas são a tendência. "As de formato orgânico ainda fazem sucesso, mas as piscinas retangulares, com raia para nadar são as mais pedidas", afima.

Seja numa casa de campo, praia ou até mesmo no quintal de sua residência, alguns estilos vêm fortes e prometem valorizar ainda mais o ambiente.

"Os revestimentos em pedras naturais que criam um mosaico natural entre o bege, o verde e o turquesa estão super em alta", certifica Leandro.

A famosa borda infinita

Piscina infinita sai mais caro que a tradicional, preço é um aumento de cerca de 10% - Getty Images - Getty Images
Piscina infinita sai mais caro que a tradicional, preço é um aumento de cerca de 10%
Imagem: Getty Images

Seja em casas de reality, em fotos de celebridades nas redes sociais, a "borda infinita" está em alta. Quem não quer um clique Instagramável no feed?

Sobre valores, o arquiteto prevê um aumento de até 10% no valor total do orçamento.

"Tecnicamente, a borda infinita precisa de um sistema adicional de escoamento, filtragem e retorno da água. Esse sistema pode encarecer a piscina em até 10% em relação a uma piscina comum, mas o resultado é extraordinário".

Quanto custa?

Ainda falando sobre os gastos, Leandro Rhiaff não titubeia e avalia um preço médio para um projeto bem feito.

"Considerando os custos de escavação, estrutura, sistema de filtragem, bombeamento e revestimentos, uma boa base de cálculo seria entre R$ 3.000,00 e R$ 3.500,00 por m² de piscina".

10 dicas antes de ter uma piscina

Veja dicas para ter a piscina dos sonhos em casa e evitar dores de cabeça durante a construção - Getty Images - Getty Images
Veja dicas para ter a piscina dos sonhos em casa e evitar dores de cabeça durante a construção
Imagem: Getty Images

Apesar de ser uma excelente opção de lazer, principalmente em um país tropical, para trazer harmonia, bem-estar e zero dor de cabeça, algumas coisas precisam ser levadas em consideração. O tempo de planejamento, estrutura, iluminação, tudo isso precisa ser levado em consideração.

Para te ajudar, Leandro Rhiaff lista 10 dicas para que você fique atento ao decidir se deve ou não ter uma piscina em casa:

  1. Levar em consideração o custo de manutenção mensal da piscina;
  2. Considerar o melhor local aquele com maior incidência de luz solar pelo maior período do dia. "No Rio de Janeiro, o sol tende a se movimentar do leste ao oeste tendendo à direção norte. Por isso, é necessário posicionar a maior direção da piscina nesse sentido", explica.
  3. Evitar o plantio de árvores de copas muito abrangentes e de raízes muito profundas num raio de 5 metros em volta da piscina;
  4. É bom levar em consideração a quantidade estimada de pessoas que utilizarão a piscina num dia de encontro especial. Uma pessoa por cada 0,80 m² é um bom cálculo;
  5. A não ser pelas pedras naturais, evitar os revestimentos muito porosos, impróprios para aplicação submersa;
  6. Optar por revestimento de menor formato para piscina em formato orgânico, devido à facilidade de revestir curvas;
  7. Uma piscina digna de revista precisa de iluminação submersa;
  8. Havendo a possibilidade no terreno ou construção, a piscina elevada ao invés da piscina enterrada será uma ótima opção, mais exposta à luz solar e com a facilidade de manutenção;
  9. A chamada piscina no estilo "prainha", com uma profundidade menor em áreas específicas, confortável para a curtição da família, é uma tendência entre as celebridades e deve-se levar em consideração as dimensões desse platô para que caibam espreguiçadeiras. O ideal são pelo menos 2 metros de comprimento;
  10. As piscinas deverão sempre contar com uma bela decoração no seu entorno, desde o bom projeto da área gourmet, o mobiliário, os decks seco e molhado, a vegetação no entorno, a iluminação geral, os revestimentos e as cores.