Topo

Cuba sem Coca-cola e mais: ela viralizou contando curiosidades do turismo

Marê Costa em Cuba, onde não se bebe Coca-cola e acesso a internet é limitado - Arquivo pessoal
Marê Costa em Cuba, onde não se bebe Coca-cola e acesso a internet é limitado Imagem: Arquivo pessoal

Priscila Carvalho

Colaboração para Nossa

08/10/2021 04h00

Com sua experiência como turismóloga, Marê Costa (@mareeomundo) pode dizer que hoje vive de explorar o mundo, mas de uma forma bem diferente: contando curiosidades sobre os lugares que já visitou.

Em apenas um ano, ela atingiu a marca de mais de um milhão de seguidores no aplicativo de vídeos TikTok. "Eu baixei só por curiosidade e meu namorado estava viciado. Achei que o app era só de humor, mas fui descobrindo outros tipos de conteúdo", relembra.

Com a força do engajamento e sucesso nas redes sociais, ela começou a se dedicar somente a conteúdos na internet e deixou o cargo de agente de viagens em uma agência de turismo de luxo em São Paulo.

O que não contam sobre Cuba

Marê Costa em Cuba - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Marê Costa em Cuba
Imagem: Arquivo pessoal

O primeiro vídeo, que foi até deletado por ela dias depois, foi sobre as curiosidades de Cuba, viagem que ela fez em setembro de 2019. Na postagem, ela falava sobre como era o refrigerante na ilha caribenha, já que por lá não é permitido consumir a Coca-cola original.

Ela ainda mostrava as particularidades do território e fatos que poucos turistas sabem que existem no país. Para sua surpresa, o vídeo viralizou, atingiu a marca de um milhão de visualizações e trouxe milhares de seguidores em poucos dias.

Porém, pelo país ainda ter estereótipos e sofrer preconceito por parte de algumas pessoas, ela começou a receber além dos admiradores, muitos haters.

Muita gente não simpatiza e tinha comentários maldosos, como 'vai para Cuba'. Eu só estava tentando mostrar as curiosidades do país em si", relembra.

Em um outro vídeo, também sobre o país, ela mostra como fazia para acessar a internet na ilha, já que não é tão fácil obter esse tipo de serviço.

Leis bizarras pelo mundo

E se a primeira publicação não agradou a todos, as demais se tornaram sucesso e ganharam destaque na plataforma diariamente.

Um dos vídeos que mais viralizaram dentro da rede social foi sobre as leis mais curiosas do mundo. A turismóloga conta sobre algumas bem diferentes e que podem causar estranheza no internauta. Na Inglaterra, por exemplo, nenhum membro do parlamento britânico pode morrer dentro do local, caso contrário ele é "preso".

Já em Kentucky, nos Estados Unidos, é obrigatório cada cidadão tomar pelo menos um banho por ano. E no Canadá é proibido tirar curativos em público.

Ainda no mesmo país, na capital Ottawa, não é permitido tomar picolé aos domingos atrás de um banco.

Golpe, lixo e celebridades

Quando o assunto é curiosidades ao redor do mundo, o turismo não deixa de ser um dos assuntos preferidos dos seguidores de Marê. Em um vídeo, que já tem mais de 800 mil curtidas, ela dá dicas de como não cair em golpes famosos aplicados nos viajantes.

Um deles é a "pegadinha da pulseira". O turista está andando distraído, quando é abordado por alguém, que oferece uma pulseira como presente. Na primeira oportunidade, o viajante recusa, mas depois o golpista insiste para ele receber o agrado e diz que não é nada demais. Quando o turista já está com o acessório no pulso, a pessoa começa a cobrar por aquilo.

@mareeomundo

O golpe da pulseira no turista é um dos mais famosos! Marca o @ que precisa ver esse vídeo para nunca cair! #tiktokviagem

? som original - Marê & O Mundo

Mesmo recusando e dizendo que não vai pagar pelo "serviço", o trapaceiro força tanto a barra que o turista acaba cedendo e fornecendo dinheiro ao criminoso.

Outra publicação que também caiu no gosto dos internautas, foi um vídeo sobre para onde vai o lixo produzido nas ilhas Maldivas.

Eu me pego pensando muitas coisas e as pessoas não pensam nisso, né? Tem tanta ilha, tanto hotel que eu fui atrás de descobrir", conta.

Na postagem, ela revela que boa parte dos resíduos vão para uma ilha artificial criada justamente para incinerar todo o lixo.

Já quando o assunto é a exigência dos famosos nos hotéis ao redor do mundo, há muitas curiosidades que não aparecem nas redes sociais e que ela revela nos vídeos.

Segundo Marê, o cantor Justin Timberlake é considerado germofóbico pelos estabelecimentos, já que quase sempre pede que as maçanetas dos quartos sejam desinfetadas rigorosamente. A cantora pop Madonna já exigiu que um quarto de hotel fosse totalmente reformado antes de sua estadia.

Inspiração vem de prazer em viajar

Ela conta que além de ser muito questionadora, o trabalho como turismóloga ao longo de anos fez com que ela pudesse ter muitas histórias e descobrir fatos que os turistas nem imaginam que ocorrem em alguns países.

Marê Costa em viagem recente a Foz do Iguaçu - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Marê Costa em viagem recente a Foz do Iguaçu
Imagem: Arquivo pessoal

Como sempre trabalhou com turismo de luxo, ela também traz todos esses aprendizados ao longo da carreira para os vídeos. Em uma outra publicação que rendeu muitos likes, Marê mostra quanto custa um dos assentos mais caros de avião do mundo. Para não deixá-lo curioso: uma viagem de Dubai para Nova York pode sair por 15 mil dólares, ida e volta.

O intuito dos vídeos, segundo ela, além de contar algo novo sobre uma cultura, é sempre conectar e trazer algo útil para uma viagem. Algumas das inspirações também vêm de sites internacionais ou outros criadores de conteúdos estrangeiros que falam do mesmo nicho.

Eu estou sempre disposta a ler e pesquisar. Como eu gosto, não é um problema", diz a turismóloga.