Topo

Baladas e bares de Ibiza e Barcelona reabrem para vacinados com máscaras

Balada na Pacha, em Ibiza, Espanha: Casas noturnas são muito procuradas por turistas do balneário - Danny Wade/Creative Commons
Balada na Pacha, em Ibiza, Espanha: Casas noturnas são muito procuradas por turistas do balneário Imagem: Danny Wade/Creative Commons

De Nossa

08/10/2021 12h30

Os bares e baladas de Ibiza e Barcelona — cidades movimentadas das Ilhas Baleares e da Catalunha respectivamente, duas das regiões turísticas mais importantes da Espanha — reabrirão nesta sexta (8), anunciaram as autoridades locais durante esta semana.

No entanto, apenas vacinados que fizerem uso de máscaras serão bem-vindos nos estabelecimentos, que também exigirão o passe sanitário para verificar o status de imunização dos frequentadores.

Entre outras medidas para inibir a propagação da covid-19 está a proibição de consumo de bebidas alcoólicas nas pistas de danças por ser área de concentração de pessoas, uso contínuo de máscara exceto ao comer e beber e capacidade reduzida.

As baladas de Ibiza poderão atingir até 75% de sua lotação e funcionar até 5h da manhã, já bares poderão se manter abertos até 4h. Já os estabelecimentos de Barcelona poderão receber até 70% de sua capacidade máxima.

Passes sanitários serão aceitos para entrada nas casas tanto no formato impresso quanto digital.

Na Espanha, cada região emite o seu documento, no entanto, certificados emitidos em outras regiões ou em países da UE e no Reino Unido podem ser validados na Catalunha através do VerificaCOVID.gencat.cat.

O passe está disponível para vacinados e para aqueles que cadastrarem no sistema um teste negativo para a covid-19 do tipo PCR realizado nas últimas 72 horas ou do tipo antígeno em até 48 horas anteriores. As mesmas regras valem também para as Ilhas Baleares.

Espanha já recebe brasileiros

O país reabriu suas fronteiras para visitantes do Brasil no final de agosto, desde que estejam completamente imunizados há pelo menos duas semanas com as duas doses ou a dose única da vacina contra covid-19.

São aceitos todos os imunizantes aprovados para uso emergencial no Brasil, ou seja, as vacinas: Pfizer; AstraZeneca; Janssen e CoronaVac.

Para comprovar a vacinação será necessário apresentar um certificado, que deve estar traduzido para o espanhol. É possível obter um comprovante de vacinação na plataforma ConecteSUS, do Ministério da Saúde.

Os passageiros também devem portar um código QR obtido ao preencher um formulário de saúde, disponível no site Spanish Travel Health.

Pessoas que ainda não se imunizaram só podem entrar no país se forem cidadãos espanhóis, cônjuges ou filhos de espanhóis, residentes, portadores de vistos de longa duração, diplomatas, estudantes com visto correspondente e trabalhadores com eventos que aconteçam na Espanha. É possível consultar todas as exceções no site da embaixada.

Mesmo quem pertencer a essas categorias deve apresentar um teste negativo ou certificado de recuperação da covid-19.