Topo

Padocaria

Em busca das melhores padarias de São Paulo


Padocaria SP: vote para premiar as melhores padarias de São Paulo

Lanche na chapa: qual padaria faz o melhor? Vote! - Keiny Andrade/UOL
Lanche na chapa: qual padaria faz o melhor? Vote!
Imagem: Keiny Andrade/UOL

De Nossa

07/10/2021 04h00

Com 5 mil padarias espalhadas por 1.521 quilômetros quadrados, escolher a melhor padaria de São Paulo não é tarefa simples. Pode estar pertinho de casa, do trabalho ou, ainda, do outro lado da cidade — quando o assunto é percorrer longas distâncias atrás de comida boa, paulistano não tem preguiça!

A hora de colocar as suas preferências na mesa é agora: está no ar o site onde você pode ajudar a eleger as melhores padocas votando no Padocaria SP, concurso apresentado por Nossa, plataforma de lifestyle do UOL.

O projeto foi criado para valorizar a cultura, a história e os personagens do setor, destacando as melhores padocas em 13 categorias.

Padocaria SP | Bella Paulista - Keiny Andrade/UOL - Keiny Andrade/UOL
Melhor pãozinho: uma das treze categorias
Imagem: Keiny Andrade/UOL

"Nossa ideia é provocar os paulistanos para prestarem atenção no dia a dia: quem faz o pãozinho? Qual nome do chapeiro que solta o lanche do jeitinho que eu quero?", exemplifica Eduardo Maya, que divide a idealização e curadoria do projeto com o jornalista Miguel Icassatti.

Votação aberta ao público

Padocaria SP | Bella Paulista - Keiny Andrade/UOL - Keiny Andrade/UOL
A tentadora vitrine de doces
Imagem: Keiny Andrade/UOL

Para votar, é só ir ao site do Padocaria SP. Nesta primeira etapa, que segue no ar até 16 de outubro, o concurso recebe votos do público geral para o prêmio de Melhor Padaria da cidade e de outras sete categorias.

A de Melhor Doce é dedicada às carolinas, sonhos, bomba de chocolate, tortinhas de morango e outras delícias açucaradas que fisgam nosso apetite no balcão da padoca. Ainda tem votação para encontrar quem faz o Melhor Pãozinho da cidade e os campeões de pedidos nas manhãs, Pão na Chapa e Cafezinho.

Padocaria SP | Bella Paulista - Keiny Andrade/UOL - Keiny Andrade/UOL
Café expresso...
Imagem: Keiny Andrade/UOL
Padocaria SP | Big Bread - Keiny Andrade/UOL - Keiny Andrade/UOL
... ou coado: no balcão da padoca, tanto faz
Imagem: Keiny Andrade/UOL

Também garante prêmio a padoca que prepara o Melhor Sanduba e a que tem o Melhor Chapeiro — sabe aquele profissional que arrasa no misto quente, capricha na limpeza do balcão e ainda é gente boa com a freguesia? Pois então, é hora de votar nele.

Outro destaque do concurso é a categoria Melhor Serviço de Frios. "Tem coisa melhor do que chegar em casa com o pão fresquinho e recheá-lo com aquele queijo ou embutido delicioso, fatiado na hora?", diz Eduardo.

Essa alegria que um pãozinho e aqueles 50 gramas de frios nos proporciona precisa ser valorizada".

Padocaria SP | Big Bread - Keiny Andrade/UOL - Keiny Andrade/UOL
Eleja aquele que faz seu lanche do coração
Imagem: Keiny Andrade/UOL

As 25 padocas mais votadas em número absoluto nesta primeira fase, sendo cinco de cada região da cidade, vão para a segunda fase, que será realizada de 21 a 30 de outubro.

Aí começam os trabalhos do júri de especialistas e o público vota mais uma vez para chegar aos 13 campeões — sete das categorias, cinco vencedores regionais e a grande queridinha — que serão divulgados no dia 9 de novembro em um evento com transmissão on-line.