Topo

Com ar retrô, máquina de escrever antiga vira item queridinho no décor

Máquina de escrever agora é objeto de decoração Imagem: Getty Images/iStockphoto

Elisa Soupin

Colaboração para Nossa

01/10/2021 04h00

Tem uma máquina de escrever guardada e sem uso? O item está em alta como artigo de decoração e dá ao ambiente uma vibe retrô e cheia de estilo, onde as máquinas que já não escrevem mais histórias passam a ser lembradas no ambiente doméstico.

A designer de interiores Monique Prado dá dicas de como transformar as antigas relíquias em detalhes lindos da casa. Inspire-se:

Conservação importa

Existe um limite entre vintage e o desgastado demais, ensina a profissional. Avalie. Se os sinais do tempo tiverem deixado a sua máquina velha, descascada, vale fazer uma manutenção.

Apesar da cara "antiguinha", máquina de escrever também pede boa conservação Imagem: Reprodução/Pinterest

"Manter a máquina limpa é o primeiro passo, para que a poeira não acumule e nem forme manchas. Use um pano úmido com um detergente neutro.

Se só a limpeza não funcionar, você pode customizar, pintando de alguma cor que fique mais interessante no seu ambiente", diz.

É importante usar tinta própria para metais e proteger bem as teclas e os acabamentos.

Como escolher um lugar para a máquina

As peças vão bem em diferentes ambientes da casa e vai do gosto de cada um. Se a ideia é torná-la um destaque, o hall de entrada é um ótimo espaço, apoiada em aparadores, baús, arcas.

Máquina de escrever em buffet Imagem: Reprodução/Pinterest
Máquina de escrever em hall de entrada Imagem: Reprodução/Pinterest

Na área de jantar, elas vão bem em cima de buffets, combinadas com as louças. Outra alternativa é usá-la no seu escritório, em estantes altas, junto com outras peças neste estilo vintage. Usar pendurada na parede também é uma opção que fica super bonita.

Como compor as peças na decoração?

A especialista ensina que o interessante é fazer com que a máquina se junte a outras peças para contar uma história.

Minha sugestão é montar um espaço, com elementos que conversem entre si, não precisa ser o cantinho de 'coisas antigas', mas que comuniquem algo", explica.

Máquina de escrever em ambiente com outros objetos vintage Imagem: Getty Images/iStockphoto

O lado bom é que elas são fáceis de combinar. Dá para usar apoiada em seus livros, junto a uma composição de quadros fixada na parede, ao lado de um arranjo de flores ou plantas, com abajures: procure por inspiração na sua casa.

Casa moderna aceita elemento retrô?

Sim, dá. "Uma dica legal é combinar a paleta de cores de sua máquina com seus outros adornos, mesmo que eles sejam modernos, sem problemas.

Só é importante não exagerar, esse detalhe das cores vai trazer integração entre os itens, mas garantir que o visual seja mais contemporâneo", explica.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com ar retrô, máquina de escrever antiga vira item queridinho no décor - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade