Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Árvore de vagalumes e gorila brincalhão se destacam em prêmio fotográfico

Foto de Anup Shah, Reino Unido, feita na República Centro-Africana e vencedora do Grande Prêmio - Anup Shah
Foto de Anup Shah, Reino Unido, feita na República Centro-Africana e vencedora do Grande Prêmio Imagem: Anup Shah

Do UOL, em São Paulo

30/09/2021 06h00Atualizada em 30/09/2021 08h18

Um gorila brincando com uma "nuvem" de borboletas e o registro da reunião de milhares de vagalumes foram os grandes vencedores do concurso fotográfico organizado pela ONG norte-americana The Nature Conservancy, que atua desde 1951 na conservação ambiental.

A primeira imagem, tirada na República Centro-Africana, mostra a gorila Malui brincando com as borboletas em um parque nacional e foi escolhida a melhor entre os envios do mundo inteiro analisados pelo júri. Já a segunda mostra um encontro de vagalumes pouco antes da chegada das chuvas de monções na Índia, que levam uma imensa quantidade de água à região, e foi a preferida do público em votação proposta pela organização.

Entre os vencedores também estão representantes brasileiros: o prêmio de melhor foto na categoria "Paisagem" ficou com uma imagem registrada durante a seca no Pantanal mato-grossense, em outubro do ano passado. Capturada por um drone, ela mostra a carcaça de um jacaré em meio à terra rachada da região.

A The Nature Conservancy tem cerca de quatro mil funcionários trabalhando em 400 escritórios em 35 países ao redor do mundo. Ela atua na proteção de fauna e flora por meio de diversas iniciativas, como a compra de terrenos para criar áreas de conservação, mediação de questões ambientais com governos locais e auxílio a proprietários de terrenos menores para gestão sustentável da terra.

Confira abaixo os vencedores nas principais categorias criadas pela ONG: