Topo

Pesquisa elege as melhores companhias áreas, com duas brasileiras no top 50

A entrega do primeiro A350 XWB para a Qatar Airlines estava programada para o dia 13 de dezembro de 2014; no entanto, a Airbus atrasou a entrega. A Qatar é, até agora, a maior compradora deste modelo de avião - Airbus/Divulgação
A entrega do primeiro A350 XWB para a Qatar Airlines estava programada para o dia 13 de dezembro de 2014; no entanto, a Airbus atrasou a entrega. A Qatar é, até agora, a maior compradora deste modelo de avião Imagem: Airbus/Divulgação

De Nossa, em São Paulo

28/09/2021 12h51Atualizada em 28/09/2021 12h59

O Skytrax, empresa de consultoria de análise do mercado da aviação, divulgou nesta semana a lista com as melhores companhias do mundo, coroando a Qatar Airlines no primeiro lugar.

Os Skytrax World Airline Awards são escolhidos por votos de pelos viajantes. A pesquisa ocorreu de setembro de 2019 a julho de 2021. Os participantes foram questionados sobre o desempenho e a qualidade de mais de 350 companhias aéreas globais - incluindo duas do Brasil.

Atrás da Qatar Airlines, estava a Singapore Airlines e, em seguida, a ANA All Nippon Airways, do Japão. Esta é a sexta vez que a Qatar Airways ganha o prêmio principal Skytrax.

Além de ser selecionada como melhor companhia, a Qatar Airlines ainda ganhou os títulos de Melhor Classe Executiva do Mundo, Melhor Assento da Classe Executiva do Mundo, Melhor Companhia Aérea do Oriente Médio, Melhor Sala Aérea da Classe Executiva do Mundo e Melhor Refeição a Bordo da Classe Executiva.

"Nunca abandonamos nossos clientes leais quando eles mais precisavam de nós. Continuamos voando para levar as pessoas para casa e implementamos medidas de biossegurança rigorosas para oferecer forte segurança aos viajantes, ao mesmo tempo em que continuamos a inovar para garantir que possamos ser a companhia aérea preferida de milhões de passageiros em todo o mundo", disse em comunicado o chefe-executivo da empresa Akbar Al Baker.

A lista das melhores companhias continuou com Emirates em quarto lugar, Japan Airlines em quinto, Cathay Pacific em sexto, EVA Air em sétimo, Qantas Airways em oitavo, Hainan Airlines em nono e finalmente, em décimo, a Air France.

Desempenho das brasileiras

A Latam, cuja sede está no Brasil, integrou a lista no 45º lugar e se destacou no ranking regional, ganhando o título de melhor companhia na América do Sul.

Na lista global, a brasileira Azul aparece ocupando a 47ª posição e o segundo lugar na lista regional.

Já a Gol aparece apenas na regional, ocupando o 8º lugar, atrás da JetSmart, Avianca, Sky Airline, Aerolineas Argentinas e Easyfly, respectivamente.