Topo

Maioria dos nordestinos prefere viajar de carro em vez de avião nas férias

52% dos nordestinos gostam de cair na estrada, enquanto maioria dos viajantes de outras regiões do país prefere o avião - Getty Images
52% dos nordestinos gostam de cair na estrada, enquanto maioria dos viajantes de outras regiões do país prefere o avião Imagem: Getty Images

De Nossa

28/09/2021 11h06

Se depender dos nordestinos, as longas jornadas na estrada que inspiraram romancistas, poetas e diretores de cinema jamais sairão de moda. A conclusão é de uma pesquisa encomendada pela plataforma Booking, que ouviu 1 mil viajantes brasileiros em julho de 2021.

Ao contrário dos viajantes de outras regiões do Brasil, 52% dos moradores da região Nordeste preferem usar o carro para sair de férias. No Sudeste e no Centro-Oeste, 63% e 59% respectivamente optam pelo avião, enquanto no Norte e no Sul aqueles que gostam mais de voar também são maioria, sendo a escolha de 56% dos turistas de ambas as regiões.

Brasileiros gostam de explorar o desconhecido

Entre visitar um destino favorito e familiar ou conhecer um lugar em que nunca estiveram, 75% dos brasileiros optam pela segunda opção. Os turistas do Sudeste brasileiro são os que mais gostam de explorar as novidades — 78% preferem respirar novos ares, enquanto 22% apenas 22% gostam mais de repetir a dose de uma viagem feliz.

Viajantes de outras regiões também concordam, 77% dos turistas do Sul, 74% daqueles do Centro-Oeste, 73% do Norte e 70% daqueles do Nordeste querem novas paisagens.

No entanto, não é só o desejo de conhecer novos pontos turísticos que move os brasileiros. Os valores e condições de pagamento são os principais fatores que preocupam 76% dos viajantes do país no momento de fazer uma escolha de acomodações. Os nordestinos são os que mais levam em consideração estes dois pontos — 86% deles disseram dar prioridade a estes aspectos, enquanto 77% dos sulistas concordaram.

O lado financeiro da viagem monopoliza também as preocupações de 74% dos viajantes do Sudeste, 73% daqueles do Centro-Oeste e 71% dos nortistas. Outros fatores que pesam no momento de bater o martelo a respeito da hospedagem são as fotos da acomodação, apontada por 55% dos viajantes do país, as medidas de saúde e segurança, respondidas por 49% e a localização com atrações próximas à propriedade, para 47%.

83% dos brasileiros ainda disseram que costumavam viajar pelo menos uma vez a cada período de três meses a um ano antes da pandemia. Apesar deste ritmo ter mudado por causa da covid-19, 80% ainda afirmam que viajam sempre que podem e que não planejam muito. 36% demoram ao menos um mês e 23% levam apenas uma semana.

Turistas do Norte são aqueles que investem mais tempo no planejamento de uma viagem — 17% levam mais de seis meses na preparação. Os sulistas são os mais rápidos, sendo que 27% deles disseram que gastam até sete dias para organizarem a programação de férias.