Topo

Estilo industrial com cor e diversão: conheça a casa de Flávia

Casa com 220 m² de Flávia tem blocos de concreto aparente e decoração colorida - Arquivo Pessoal
Casa com 220 m² de Flávia tem blocos de concreto aparente e decoração colorida Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

23/09/2021 04h00

Vida nova combina com casa nova, tinta fresca, virar a página. Há cerca de dois anos, após sair de um casamento, era o que a designer de joias Flávia Dutra (@flaviamd) precisava: escrever um capítulo de liberdade. Juntou isso à vontade de morar em uma área mais afastada de Brasília, perto do mato. "Queria acordar e ouvir os passarinhos e outros bichos, como faço hoje", conta.

A ideia de construir esta casa de 220 m² veio amparada pelo arquiteto Helison Moraes, mas a ideia já estava na cabeça dela: as paredes seriam de blocos de concreto aparentes, sem massa nenhuma por cima. "Gosto muito de ver o processo de transformação da casa e, no momento, estou vendo entrarem as cores nela", conta.

Meu apê - Flávia Dutra - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
A designer Flávia Dutra
Imagem: Arquivo Pessoal

A base industrial tem tubulações de elétrica e hidráulica aparentes — o que ajuda no caso de fazer manutenções ou corrigir problemas que surgem, diz Flávia. Descontraída, a decoração revela toques irreverentes e divertidos na sala de estar, que se abre a um quintal cheio de planos.

Em breve, haverá ali uma piscina de raia para Thiago Petra, seu novo companheiro, nadar. "Esta casa marcou uma nova fase de vida, mais livre", diz ela.

Pequenas mudanças, grandes revoluções

Quarto de Flávia Dutra - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Quarto de Flávia Dutra
Imagem: Arquivo Pessoal

No quarto, a cabeceira da cama recebeu um lambe-lambe produzido por Matheus Fernandes (que você já viu aqui no Meu Apê). "Mudou o clima totalmente", ela diz.

A marcenaria dos espaços foi feita com madeira de demolição, a louça foi garimpada em um bazar no estilo família-vende-tudo e em todos os ambientes há garimpos com histórias. "No lavabo, a louça é aquela rosinha antiga, que não existe mais. Adoro entrar no meu lavabo e ver isso. É uma casa que me traz conforto e alegria, com o princípio de reutilizar coisas. Fico contente de construir um lar assim."

Sala da casa - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Sala da casa
Imagem: Arquivo Pessoal
Decoração com plantas em meio a marcenaria - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Decoração com plantas em meio a marcenaria
Imagem: Arquivo Pessoal

Na sala, veja o locker de escola: a designer retirou as portas e exibe objetos, como um gabinete de curiosidades, em atmosfera industrial, sem o peso comum a esse estilo. Leveza é palavra de ordem, afinal, na nova vida de Flávia e Thiago.

Acredito que quando as coisas ficam aparentes fazemos menos bagunça e ressignificamos se o que temos faz sentido. Isso reforça nossa conexão com os objetos que ficam".

Dicas da Flávia para dar bossa à casa

Flávia em registro no quarto - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Flávia em registro no quarto
Imagem: Arquivo Pessoal
Meu apê - Flávia Dutra - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Parede do cômodo com quadros e enfeites tridimensionais
Imagem: Arquivo Pessoal

  • Tubulação aparente. "Não só por estética adotei esse estilo. A tubulação aparente ajuda na manutenção -- aqui foi bem importante, pois tivemos um erro na construção da hidráulica do meu banheiro e conseguimos consertar rápido, sem quebrar muito, uma vez que os tubos estavam acessíveis."
  • Acalme os ânimos. "Não tenha pressa de deixar tudo redondo de uma vez só. A gente muda e as necessidades mudam em casa. Se quiser fazer tudo de uma vez, você se desconecta do processo e perde a chance de criar um décor mais afetivo. Inicialmente eu não queria piscina, agora já quero. Precisamos de um tempo para a casa mostrar quem podemos ser nela."
  • Plantas. "Amo cuidar delas e faço adubação a cada 15 dias. Uso o adubo jardim bonito, que é natural e deixa as plantas bem saudáveis."
  • Rusticidade. "Para seguir esse estilo, aposte em tons bem básicos e coloque pontos de cor nos objetos de decoração. Você consegue mudar a cara da casa com pouquíssima coisa. O revestimento cinza abriga todas as cores."

@s que me inspiram

@thejungalow

“Esse perfil é de uma designer gráfica que começou a decorar a casa com plantas, no estilo bohemian que amo, e se tornou uma boa referência pra mim. Me identifico com essa estética.”

@historiasdecasa

“A curadoria do perfil é muito benfeita, segue muitas vezes a ideia de um acabamento mais simples, mas com muita bossa em pequenos objetos. A beleza do simples traz a personalidade de cada morador.”