Topo

Padocaria

Em busca das melhores padarias de São Paulo


Padocaria SP: concurso elege as melhores padarias de São Paulo

Prepare-se para votar no Padocaria SP e eleger a sua padaria favorita - iStock
Prepare-se para votar no Padocaria SP e eleger a sua padaria favorita
Imagem: iStock

Mônica Santos

Colaboração para Nossa

22/09/2021 04h00

Responda rápido: ao pensar em padaria, o que lhe vem à mente? Pão na chapa saindo. Café tomado na beira do balcão. Cheiro de pão francês quentinho. Coxinha recém-chegada à estufa. Aquela fatia de pizza na madrugada com os amigos. O que mais?

Democráticas, as padarias têm lugar cativo na memória afetiva dos brasileiros, sobretudo dos que vivem em São Paulo. E é para valorizar a cultura, a história e os personagens das queridas padocas, como dizem os paulistanos, que Nossa, a plataforma de lifestyle do UOL, apresenta o concurso Padocaria SP. Por meio de voto popular e de um júri composto por especialistas, o projeto vai eleger os melhores do ramo em 13 categorias.

Padocaria - iStock - iStock
Da vitrine à chapa, superpadarias oferecem opções para o dia todo
Imagem: iStock

O Padocaria SP é idealizado e produzido pelo gastrônomo Eduardo Maya e pelo jornalista gastronômico Miguel Icassatti. O primeiro é formado pela Le Cordon Bleu Canadá e, entre outros projetos, criou Festival Comida di Boteco e o Aproxima, este último dedicado à valorização da cozinha mineira. Icassatti é sócio-diretor da revista Gula, colunista de Cultura de Boteco na rádio Band News FM e autor do blog "Boteclando", publicado aqui no UOL.

Sonho: um clássico da confeitaria de padoca - iStock - iStock
Sonho: um clássico da confeitaria de padoca
Imagem: iStock

O projeto conta ainda com o Assaí, que é o Atacadista Oficial do concurso, patrocínio da Seara e apoio da Movida Cargo.

Vamos "padocar"?

O concurso terá votação em duas etapas em uma plataforma digital. Na primeira, de 7 a 16 de outubro, o público aponta suas preferências em oito categorias: pão na chapa, sanduba, chapeiro, serviços de frios, doce, cafezinho, pãozinho e melhor padaria.

Icassati explica: "cada pessoa só poderá votar uma vez e, nesta etapa, não há uma lista prévia.

Padocaria - iStock - iStock
Pão francês: obrigatório em quase todas as padarias de SP
Imagem: iStock

Queremos ir além dos endereços mais conhecidos e dar oportunidade a padarias de todas as regiões, inclusive as que se localizam em regiões periféricas".

Na segunda fase, de 21 a 30 de outubro, começam os trabalhos do júri de especialistas e o público vota mais uma vez — aqui ambos terão como ponto de partida a lista dos 25 finalistas definidos por maioria absoluta de votos, sendo cinco de cada região: Zona Norte, Zona Leste, Zona Oeste, Zona Sul e Centro.

Premiação

Padocaria - iStock - iStock
Padaria também é lugar de expresso, machiatto, cappuccino, pingado...
Imagem: iStock

Os 25 finalistas participam do evento de premiação que será realizado no dia 9 de novembro e terá transmissão on-line.

Na ocasião, serão revelados os vencedores das oito categorias iniciais (pão na chapa, sanduba, chapeiro, serviços de frios, doce, cafezinho, pãozinho) e as cinco padarias mais votadas, uma de cada região, além da grande vencedora, que levará o título de A Melhor Padaria de São Paulo.

Durante o evento, também serão anunciadas as novidades para a edição de 2022.

Padocaria - iStock - iStock
Tortinha de morango e...
Imagem: iStock
Padocaria - iStock - iStock
... de limão: pedidas de padoca
Imagem: iStock

Todas as padarias lembradas pelo público na capital receberão um certificado digital do concurso, que atesta o mérito e pode ser impresso e colocado à vista dos fregueses. Os finalistas recebem um diploma no evento e os vencedores levam um troféu.

"O Padocaria SP é também uma oportunidade para as padocas engajarem seus clientes e ganharem maior visibilidade", explica Icassatti.

"Para os paulistanos, é um convite para redescobrir São Paulo. Não estamos falando só de pão, de ambiente, do cafezinho", diz Eduardo Burckhardt, editor-chefe de Nossa.

Frequentar padarias é um jeito gostoso de viver a cultura da cidade".

Padocaria - iStock - iStock
Eleja o seu "mestre da chapa" favorito
Imagem: iStock