Topo

Los Angeles exigirá vacinação ou exame de visitantes de parques de diversão

O Universal Studios Hollywood é um dos parques que será afetado pela medida - Christianne González/UOL
O Universal Studios Hollywood é um dos parques que será afetado pela medida Imagem: Christianne González/UOL

De Nossa

21/09/2021 17h05

Os parques temáticos do condado de Los Angeles, na Califórnia, passarão a exigir passe sanitário — isto é, prova de vacinação ou teste negativo para a covid-19 realizado até 72 horas antes — de visitantes maiores de 12 anos a partir de 7 de outubro. O anúncio foi feito pelo Departamento de Saúde Pública da região.

A exigência vale para locais com mais de 10 mil frequentadores "que pagam ingressos e/ou devem ter pontos controlados de entradas em uma área bem definida", diz o texto.

Pontos turísticos muito procurados, como o Universal Studios Hollywood, e o Six Flags Magic Mountain, deverão ser afetados pela exigência. A Disneyland, no entanto, está localizada fora do condado e não deve ser obrigada a exigir os documentos de visitantes.

Um representante do Six Flags confirmou à revista Travel and Leisure que o parque obedecerá à nova decisão. "Six Flags Magic Mountain colaborará com as últimas medidas do Departamento de Saúde Pública do Condado de Los Angeles em relação à vacinação e testagem para covid-19 de seus visitantes. Como sempre, a segurança de nossos frequentadores e da nossa equipe continua sendo nossa principal prioridade."

Já o Universal Studios Hollywood afirmou à emissora de tevê KTLA, afiliada local da rede CW, que está analisando a decisão junto às autoridades.

"Parques temáticos não foram categorizados como arenas de megaeventos em ordens anteriores de saúde pública do condado e têm capacidades operacionais e práticas diferentes. Estamos revisando a ordem atualizada com os oficiais de saúde com este contexto em mente", disse um porta-voz do parque.

Assim como a Disneyland, o Universal Studios atualmente recomenda que os visitantes que não estão totalmente vacinados a usarem máscaras nas áreas externas. Já nas áreas internas, a proteção é obrigatória para vacinados e não vacinados.

A nova exigência do condado chegou quase simultaneamente com a obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacinação ou exame negativo para a covid-19 para entrada em bares e restaurantes em Los Angeles. Funcionários deverão ter recebido pelo menos uma dose de imunizante até 7 de outubro e as duas doses até 4 de novembro.

"Como as provas da segurança e efetividade das vacinas contra a covid-19 se acumulam, exigências pontuais de vacinação para proteger a segurança das populações de risco de infeções se tornaram uma parte crítica das estratégias para prevenção de novos surtos de covid-19", afirmou Barbara Ferrer, diretora do Departamento de Saúde Pública de Los Angeles, em comunicado.

O objetivo de segmentar as obrigatoriedades, ainda segundo Barbara, seria aumentar a cobertura vacinal da comunidade.