Topo

Frustrada com antigos empregos, ela descobriu na cerâmica sua vocação

Feito à Mão - Iaiá Estudio - Arquivo Pessoal
Feito à Mão - Iaiá Estudio
Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

21/09/2021 04h00

Iaiá Estudio

Iaiá Estudio

Quem é

Laura Loscalzo é formada em Cinema e atua como ceramista à frente do Iaiá Estúdio, que produz cerâmicas utilitárias

Era sempre assim: Laura Loscalzo entrava em um emprego e um tempo depois estava frustrada. Inquieta, conviveu com a queda por Artes Plásticas por muito tempo, deixando para depois ou subestimando o poder da criação e dos trabalhos manuais. Um dia, depois do expediente em uma galeria de arte, resolveu entrar em uma escola de cerâmica.

Há pouco mais de sete anos a cerâmica era algo ainda distante da realidade de gente mais nova como ela. "Comecei a experimentar, a gostar e sentia que as noites de aula já eram pouco para mim", lembra.

Como a maioria dos ceramistas iniciantes, ela produzia as peças em casa, que secavam e eram levadas para o forno da escola para depois passarem pela queima. Mas era uma logística trabalhosa, já que há mais queimas e processos de pintura até que o objeto fique pronto. "Nessa época comecei a pesquisar sobre comprar um forno. Ainda era possível importar. Levou de três a quatro meses para chegar", lembra.

Paixão ao primeiro toque

Feito à Mão | Iaiá Estudio - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Feito à Mão | Iaiá Estudio
Imagem: Arquivo Pessoal
Feito à Mão | Iaiá Estudio - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Feito à Mão | Iaiá Estudio
Imagem: Arquivo Pessoal

Mas quando chegou, o casamento entre artesã e cerâmica estava feito: Laura buscou mais cursos, complementou os conhecimentos e entre senhoras mais velhas moldava suas primeiras peças. "Os cursos de cerâmica eram caros, nada acessíveis naquele começo. Aos poucos começaram a surgir mais referências de outros países no Instagram e isso me dava ânimo para enxergar como uma carreira".

Laura viu o movimento do compartilhamento começar: se antes os esmaltes eram receitas secretas, conhecimentos começavam a se abrir ao grande público. "De forma bem orgânica fui fazendo tudo. Ainda não estava convicta de que era um negócio, levava como um hobby. Minha mãe começou a encomendar xícaras e pensei em fazer de acordo com as cores da casa dela. Na escola, outras alunas piraram quando viram essas peças saírem do forno", conta.

Feito à Mão | Iaiá Estudio - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Feito à Mão | Iaiá Estudio
Imagem: Arquivo Pessoal

Assim, tudo começou: a professora de cerâmica viu o interesse ao redor, organizou uma feira para expor os trabalhos e Laura foi uma das que venderam toda a produção. "O Instagram (@iaiaestudio) tem uma força incrível, vendi para vários lugares do Brasil", conta.

A produção é toda por encomenda - tudo feito à mão por Laura, que trabalha sozinha. "Minha linha é bem utilitária, não fujo disso. Tudo é manual, da modelagem à pintura. A identidade é orgânica, minhas peças ganham a marca dos dedos e sinto que é um trabalho imperfeito, mas perfeito pelo acabamento e os detalhes. O processo é bem livre, empírico. Nunca sei o que vou fazer no ateliê, não há regras quando entro nele. Uma peça jamais sairá como a outra."

@s que me inspiram

@potteryforall

“Esse perfil faz uma curadoria de trabalhos de cerâmica do mundo inteiro, muito legal para ver ateliês, trabalhos, técnicas diferentes, variadas e inusitadas.”

@the.ceramic.school

“Há vários vídeos rápidos com técnicas variadas nesse perfil. Ótimo para quem quer aprender e se inspirar em trabalhos diferentes.”