Topo

Bondinho do Santuário de Aparecida volta a funcionar após revitalização

Os bondinhos do Santuário de Aparecida voltaram a funcionar em 11 de setembro - Divulgação
Os bondinhos do Santuário de Aparecida voltaram a funcionar em 11 de setembro Imagem: Divulgação

De Nossa

17/09/2021 12h30

O já famoso bondinho de Aparecida do Norte, que liga o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida ao Morro do Cruzeiro, voltou a operar no último dia 11 de setembro, após cinco meses de obras de revitalização.

Segundo a Bontur, responsável pelo funcionamento do teleférico, as melhorias seriam realizadas a priori justamente em um dos terminais, no Morro do Cruzeiro, e depois se estenderam para as linhas. Agora reaberto, o sistema recebe turistas de segunda à sexta das 9h30 às 16h, aos sábados das 8h às 17h e aos domingos das 8h às 16h30.

A retomada das atividades do bondinho foi comemorada por peregrinos à distância e no local. O evento e viagem inaugurais foram transmitidos em tempo real pelas redes sociais do ponto turístico.

O passeio completo, que inclui a parada na Torre Mirante, custa atualmente R$ 30. Já uma versão mais express, sem esta visita sai por R$ 26. Crianças de 6 a 12 anos e idosos pagam meia-entrada. Já menores de 6 anos não pagam.

Atualmente, Aparecida tem 47 bondinhos para seis pessoas cada que realizam um percurso de 1,1 km a uma altura aproximada de 120 metros. Eles podem chegar a transportar até 1.500 pessoas por hora.

Um dos maiores pontos de peregrinação do país, o complexo em torno da chamada "Nova Basílica" recebe, em média, 12 milhões de visitantes por ano para o turismo da fé. Em 2020, no entanto, este número foi de 3,3 milhões de visitantes graças à pandemia.