Topo

Rosa, branco e muita inspiração: ela realizou o décor dos sonhos no 1º apê

Meu apê - Home Sweet Coffee - Arquivo Pessoal
Meu apê - Home Sweet Coffee Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

16/09/2021 04h00

Até chegar a este apartamento sereno, claro e calmo, a advogada Roberta Machado Lobo Célem percorreu um caminho bem sinuoso. Habitou sete imóveis alugados antes de conhecer o marido, Hugo Ribeiro Célem, de quem ficou noiva em um mês e meio. E em três meses tinha decidido pelas chaves deste lugar, onde o casal vive com a cadela Nala. "Tudo é muito intenso na minha vida", ri, agora com mais tranquilidade e curtindo cada escolha feita.

O sonho de morar no bairro que queriam em Teresópolis na metragem de 148 m² foi conquistado em 2019, com um projeto da arquiteta Mariana Santiago e grande envolvimento de Roberta.

A advogada Roberta Machado - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
A advogada Roberta Machado
Imagem: Arquivo Pessoal

Apaixonada por decorar, ela havia criado o perfil @homesweetcoffee anos antes, incentivada por amigas. "Muita gente acha difícil deixar a casa bonita. Eu achava tudo fácil e divertido, via como uma forma de trazer amor para onde vivemos. Assim, atraí seguidores para as mudanças que fazia no apartamento alugado", lembra.

Neste apê a história era mais fácil. "Ele foi entregue bem cru. Colocamos outro piso e investimos muito em revestimento", conta. A ajuda veio das muitas pastas de inspiração que ela colecionava ao longo dos anos. "Enviava para a Mariana e ela organizava as ideias, desenhando tudo como sonhei", diz. Em um ano e meio de uma obra que atrasou por conta dos horários reduzidos pela pandemia, Roberta e Hugo tinham o resultado.

Roberta e o marido, Hugo - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Roberta e o marido, Hugo
Imagem: Arquivo Pessoal

Rosé em cena

Sala de estar do apartamento - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Sala de estar
Imagem: Arquivo Pessoal
Cozinha - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Cozinha
Imagem: Arquivo Pessoal

Aberto a novidades e a toques de cores e metalizados, o estilo clean se destaca pela harmonia entre os tons neutros. "Definir a paleta é muito importante. A minha fica entre tonalidades claras e secas. Apesar de achar fácil decorar, é preciso ter planejamento para não sair comprando tudo. E isso só se consegue com calma", indica.

A cozinha é o ponto alto do apartamento, com nuances de menta e terracota, além de um sonho de quem curte mesa posta: uma estante para exibir louças, em vez de guardá-las.

Fiz a cozinha como sonhava, mas abri mão de um home office para fazer a academia que era o sonho dele também".

Cozinha | Home Sweet Coffee - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Cozinha | Home Sweet Coffee
Imagem: Arquivo Pessoal

Móveis planejados ajudaram a otimizar os espaços, mas Roberta recomenda apostar nos soltos, para ganhar mais versatilidade e poder fazer mais mudanças — ela ama tanto transformar os espaços que assumiu o gosto pelo décor e abandonou a carreira no Direito. Casa, vida e trabalho novos, uma diversão garantida pelos próximos anos.

Quarto - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Quarto
Imagem: Arquivo Pessoal
Banheiro - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Banheiro
Imagem: Arquivo Pessoal

Dicas da Roberta para dar alma à casa

Conforto, luz e plantas são algumas das dicas de Roberta Machado para a decoração do apê - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Conforto, luz e plantas são algumas das dicas de Roberta Machado para a decoração do apê
Imagem: Arquivo Pessoal
  • Luz. "Invista em um bom projeto de iluminação. Faz toda a diferença na beleza e sensação de conforto do ambiente. Demorei muito a escolher o pendente da sala de jantar. Não gosto de colocar muita coisa na minha casa, mas as coisas certas, que vão atrair a atenção."
  • Cores sintonizadas. "Defina uma paleta de cores que irá compor os ambientes. Isso ajuda muito na hora de escolher a decoração e dá harmonia. Definir sua paleta de cores e um estilo de decoração como ponto de partida é importante para poder misturar mais e ver a conexão entre as coisas."
  • Plantas. "São excelentes aliadas na hora de decorar. Além de terem baixo custo, trazem vida e aconchego."
  • Inspire-se. "As inspirações ajudam a te dar novas ideias e abrem sua mente a novos estilos."
  • Conforto. "Pense em uma decoração que traga conforto pra sua casa, como mantas, almofadas, tapetes, boa iluminação."
  • Vá com calma. "Casa decorada não é casa entulhada! Escolha objetos certeiros que conversem entre si e criem um ambiente elegante e leve. Sempre digo que é preciso olhar para a nossa casa e abrir um sorriso. Todos os lugares dela precisam te dar paz. Para isso é preciso escolher tudo com calma, sem ansiedade."

@s que me inspiram

@houseofchais

“Sou apaixonada pela leveza das cores e composição dos ambientes deste perfil. Essa identidade criativa na hora de decorar me encanta."

@danitoledo_decorityourself

“A Dani tem o dom de tornar tudo mais bonito por meio da decoração. Seu perfil é cheio de inspirações, bom papo e boas ideias!”