Topo

Alta temporada terá voo comercial mais longo no Brasil, com 4h25

O voo passa a operar em dezembro a rota Campinas-Boa Vista - Luis Alberto Neves
O voo passa a operar em dezembro a rota Campinas-Boa Vista Imagem: Luis Alberto Neves

Eduardo Vessoni

Colaboração para Nossa

16/09/2021 04h00Atualizada em 16/09/2021 15h13

Em tempos de demanda reprimida, eis a notícia para quem quer matar a saudade de pegar um avião e voltar a viajar.

A Azul anunciou que passará a operar o voo doméstico regular mais longo em todo o território brasileiro.

Os mais de 3,2 mil quilômetros entre Campinas (SP) e Boa Vista serão percorridos em um voo de cerca de 4h25 de duração, conectando o principal hub da companhia, no interior paulista, e a capital de Roraima.

Segundo a Azul informou em nota, as operações devem ter início em dezembro, quatro vezes por semana, e serão a bordo de aeronaves modelo Airbus A320. A empresa pretende manter a rota mesmo após o fim do período de verão.

De acordo com Vitor Silva, gerente de planejamento de malha, a novidade será a primeira ligação direta, sem escalas ou conexões, entre Boa Vista e o sudeste brasileiro, reduzindo as distâncias e o tempo de viagem entre os aeroportos de Viracopos, em Campinas, e de Boa Vista.

As viagens serão a bordo de aeronaves modelo Airbus A320 - Divulgação - Divulgação
As viagens serão a bordo de aeronaves modelo Airbus A320
Imagem: Divulgação

Só para ter uma ideia, até então, a companhia aérea oferecia voos entre os dois destinos com até duas conexões e uma duração que chegava a ultrapassar 16 horas de viagem, incluindo o tempo de espera entre um voo e outro.

Uma das opções de voos da empresa para outubro, por exemplo, tem conexões em Belém e Manaus, cuja espera em solo é de quase oito horas, e uma escala em Santarém, totalizando 16h10 de viagem.

Novo recorde

A marca anterior do voo doméstico direto mais longo da aviação comercial no país também era da Azul.

Até o início dessa nova operação, o recorde era a rota que liga Porto Alegre (RS) e o Recife (PE), cujo percurso de 2.955 quilômetros era feito em 4 horas, aproximadamente.

O novo voo para Roraima partirá de Campinas às 21:40, às 2ª, 4ª, 6ª e domingos, e pousará em Boa Vista, à 1h05 do dia seguinte (horários locais). No sentido contrário, o voo parte às 2ª, 3ª, 5ª e sábados, à 1h55, e pousa em Campinas, às 7h30.

As passagens para a nova rota já estão à venda no site da empresa e custam a partir de R$ 948,45 por trecho, segundo simulação feita pela reportagem para uma viagem na última semana de dezembro de 2021.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado, a distância percorrida entre Campinas e Boa Vista é de 3.217 km, segundo o GCMAP -- e não mais de 4.500 km.